A MG anunciou que a sua próxima proposta, o MG4 Electric, entrou na última fase de testes e espera-se que seja lançado na Europa no último trimestre deste ano.
O MG4 Electric está atualmente a ser submetido pelos engenheiros da MG a uma prova final de resistência de 120.000 km na Europa, sob diversas condições climatéricas. Este é o primeiro modelo do fabricante britânico para a Europa baseado na sua plataforma modular escalável MSP (Modular Scalable Platform) para veículos elétricos a bateria, desenvolvida pela SAIC Motor.
Segundo a MG, a arquitectura modular inteligente oferece muitos benefícios em termos de flexibilidade, utilização de espaço, segurança, experiência de condução, poupança de peso e tecnologias avançadas. O desenho escalável é adequado para distâncias entre eixos de 2.650 a 3.100 mm, o que permite desenvolver vários estilos de carroçaria para diferentes segmentos na mesma plataforma, desde berlinas e sedans até SUV e furgonetas. Por este motivo, a marca britânica afirma que esta plataforma escalável modular tem um papel importante na sua estratégia de crescimento para a Europa.
O novo hatchback estará inicialmente disponível com duas opções de bateria, de 51 kWh e 64 kWh, que permite uma autonomia máxima de 450 km (ciclo WLTP). A bateria ‘One Pack’ tem, segundo a MG, um desenho inovador: com as suas células inclinadas, é a unidade de bateria plana mais delgada do mercado, permitindo um aumento substancial do espaço interior. Com um novo desenho do sistema de arrefecimento, a bateria ‘One Pack’ oferece assim três vantagens principais: integração “ultra alta”, grande vida útil e segurança de “fuga térmica zero”.
Zhu Jun, engenheiro-chefe da SAIC Motor, comenta: “No sistema de baterias ‘One Pack’ desenvolvido pela SAIC Motor, a área de projeção de todas as baterias na Plataforma Escalável Modular é a mesma; os conectores relacionados com os outros componentes também são os mesmos. Com este conceito de design, em teoria, podem conseguir-se facilmente baterias que vão desde os 40 kWh até aos 150 kWh. Pode cumprir com os requisitos de energia dos modelos da classe A0 a D, oferecendo aos utilizadores opções flexíveis e diversas. Os utilizadores podem comprar primeiro uma bateria pequena e substituí-la e actualizá-la depois, quando for necessária uma maior autonomia”.
Beneficiando das qualidades da bateria ‘One Pack’, o MG4 Electric terá assim uma vantagem, dentro da sua classe, a nível de espaço interior, peso e segurança. Com 4.287 mm de comprimento, 1.836 mm de largura e uma altura reduzida de 1.504 mm, o MG4 Electric tem, segundo a marca, “proporções elegantes e desportivas”, oferecendo um habitáculo “cómodo e espaçoso” com espaço suficiente para cinco pessoas. A distribuição de peso equilibrada 50:50 confere melhor manobrabilidade, movimentos de direção mais diretos e curvas rápidas. A tração traseira garante “um prazer de condução ótimo”.
Equipado com a maior bateria, o motor elétrico transfere uma potência máxima de 150 kW ao eixo traseiro (125 kW na versão equipada com a bateria de 51 kWh), levando o MG4 Electric a acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos. A velocidade máxima é de 160 km/h. Estão previstas mais variantes do MG4 Electric, no futuro, além de uma versão com tração integral.
A MG avança ainda que a arquitetura MSP e os componentes relacionados também estão preparados para a implementação de tecnologia avançada. Por exemplo, o sistema de acionamento eletrónico pode ser actualizado de 400 V para 800 V, de forma a carregar a bateria mais rapidamente no futuro.
O MG4 Electric será capaz de admitir futuros sistemas de intercâmbio de bateria – BaaS – Battery as a Service – e os veículos receberão atualizações remotas (Over the Air) ao longo do ciclo de vida. Finlamente, a MG destaca a integração na plataforma do sistema de mapeamento 3D Pixel Point Cloud Comprehensive Environment Mapping (PP CEM), para “soluções avançadas de condução autónoma”.