fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Citröen mistura diferentes estilos no novo ë-C4 X

A Citroën desvendou hoje o C4 X, um novo automóvel projetado para clientes que procuram uma alternativa às ofertas de dois volumes e aos SUV do segmento médio do mercado automóvel e deu “um passo ousado” ao disponibilizar exclusivamente uma proposta 100% elétrica – o ë-C4 X –, nos mercados europeus onde as vendas de veículos eletrificados estão “mais amadurecidas”, entre os quais Portugal.

O ë-C4 X está equipado com unidade elétrica de 100 kW, disponibilizando 136 cv e 260 Nm de binário, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 9,5 segundos (em modo Sport). Atinge uma velocidade máxima de 150 km/h.

A bateria de ião-lítio de 50 kWh de elevada tensão (400 V), permite ao ë-C4 X Elétrico uma autonomia de 360 km (WLTP). A bateria tem uma garantia de oito anos ou 160.000 km, para 70% da capacidade de carga.

O ë-C4 X Elétrico pode ser carregado numa tomada standard (modo 2); utilizando uma wallbox de 7,4 kW / 32 A (modo 3), demorando 7,5 horas a carregar totalmente a bateria com uma ligação de uma fase, ou 5 horas com o carregador de 11 kW e alimentação trifásica; ou numa estação de carregamento rápido de 100 kW DC (modo 4), com uma velocidade de carregamento líder no segmento de 10 km/min, com 80% da carga total a ser alcançada em 30 minutos.

A nível de design, a Citroën afirma que o estilo do ë-C4 X desafia as definições tradicionais das carroçarias compactas, ao propor um design que cruza a silhueta de um fastback com o visual de um SUV, bem como o espaço a bordo de uma berlina de quatro portas.

No interior, a marca francesa destaca a interface de infotainment de nova geração de Citroën, que nutiliza um ecrã HD de 10 polegadas e pode ser totalmente personalizada pelos clientes através de um sistema de widgets. Conta também com reconhecimento natural de voz, um assistente digital que pode ser ativado pelos ocupantes do veículo através do comando “Olá Citroën”, e que compreende a conversação, responde a perguntas e executa comandos de voz. O sistema é capaz de compreender vinte idiomas.

No que diz respeito à conectividade, os utilizadores podem utilizar o pacote de serviços Citroën Connect, com funcionalidades a nível da gestão do automóvel, emergências e assistência, informação de tráfego em tempo real e integração com smartphones.

A Citroën destaca ainda o espaço interior, em particular para os ocupantes do banco traseiro, a “grande” bagageira de 510 litros, os assentos Advanced Comfort exclusivos da marca, e o sistema automático de controlo climático bi-zona.

Finalmente, a Citroën propõe até duas dezenas de sistemas avançados de assistência ao condutor no ë-C4 X, nomeadamente alerta de risco de colisão e assistência à travagem de emergência, assistência à condução em autoestrada que combina cruise control adaptativo com alerta de transposição de faixa de rodagem, entre outros. Inclui ainda head-up display a cores, visão 360º e assistência de estacionamento.

O ë-C4 X será produzido exclusivamente na Europa, para todos os mercados, na fábrica da Stellantis de Villaverde, nas imediações de Madrid (Espanha). As vendas começarão progressivamente no outono de 2022.

Show More