A Mercedes-Benz estabeleceu uma parceria com a ZYNC, empresa tecnológica sediada na Califórnia irá implementar pela primeira vez, a nível mundial, a sua plataforma de entretenimento digital em veículos da marca germânica.
De acordo com o comunicado, o objetivo da parceria passa por fornecer aos clientes uma experiência de entretenimento digital ininterrupta criada especificamente para o ambiente interior dos veículos da marca, maximizando simultaneamente os benefícios das tecnologias da empresa no que diz respeito a interface do utilizador e experiência do utilizador, como o MBUX Hyperscreen.
A ZYNC fornecerá uma plataforma que agrefa conteúdos digitais próprios e de terceiros, bem como a interface entre os parceiros de conteúdos e o hardware compatível existente da Mercedes-Benz.
A Mercedes-Benz afirma que o ambiente no interior dos seus automóveis apresenta um conjunto específico de condições que oferecem a oportunidade de proporcionar uma “experiência cinematográfica imersiva” de conteúdos audiovisuais que excede a simples função de reprodução. Estas condições variam desde as dimensões, o formato e a posição dos ecrãs e a disposição específica dos altifalantes até ao tipo de conteúdo e a forma como é navegado. Ao concentrar-se exclusivamente nas condições no interior do veículo, a plataforma da ZYNC integra-se facilmente com o hardware da Mercedes-Benz bem como com os sistemas operativos atuais e futuros, para fornecer conteúdos de uma forma que maximize a perceção audiovisual, o envolvimento e a facilidade de utilização.
Através da plataforma da ZYNC, os clientes da Mercedes-Benz poderão aceder a uma gama de mais de 30 serviços de streaming de parceiros “de elevada qualidade”. Está também disponível a integração contínua de parceiros e canais adicionais através de atualizações remotas. Na sua maioria, estes canais já estão incluídos e não necessitam de uma subscrição individual.
A primeira aplicação da ZYNC está prevista para o final deste ano no EQS e no Classe S na Europa, enquanto a implementação noutros modelos e mercados está prevista para 2023. Como pré-requisito para a utilização da plataforma da ZYNC, é necessária uma conta Mercedes-Benz me ativa com o pack MBUX Entertainment, que atualmente é fornecido gratuitamente durante um ano a partir da data de ativação, podendo posteriormente ser prolongado mediante o pagamento de uma tarifa no portal ‘Mercedes me’, em função do mercado.
Quando o veículo se encontra em movimento, os serviços de streaming são restringidos – por exemplo, são apenas transmitidos nos ecrãs dos passageiros ou apenas transmitido o áudio, de acordo com a legislação do respetivo mercado. O sistema está ainda preparado para permitir a utilização de streaming de vídeo enquanto o veículo está em movimento onde exista, no futuro, aprovação para condução condicionalmente automatizada de nível 3.