A Volvo Cars anunciou a construção de uma nova fábrica na Europa, em Kosice, na Eslováquia, exclusivamente dedicada à produção de veículos elétricos.
A nova fábrica será ambientalmente neutra e produzirá apenas veículos elétricos, em linha com os objetivos da marca sueca, que pretende ser exclusivamente elétrica até 2030 e ambientalmente neutra até 2040.
Representa um investimento de cerca de 1,2 mil milhões de euros e terá uma capacidade até 250.000 automóveis por ano. O local permite também acomodar eventuais projetos de expansão da fábrica, no futuro.
Prevê-se que a construção da fábrica de Kosice tenha início em 2023, com o equipamento e as linhas de produção a serem instaladas durante o ano seguinte. Está previsto o início da produção em série de automóveis puramente elétricos a partir de 2026.
Irá gerar “vários milhares” de novos postos de trabalho na região de Kosice, na parte oriental da Eslováquia, beneficiando de uma cadeia de abastecimento automóvel bem estabelecida – será a quinta fábrica de automóveis do país.
A Volvo afirma que Kosice oferece boas ligações logísticas e de transporte para o resto da Europa e também acesso a uma boa base de fornecedores. Os incentivos oferecidos pelo governo eslovaco foram também um fator chave na decisão de localizar a fábrica neste local.
O Ministro da Economia da Eslováquia, Richard Sulik, declarou estar “muito satisfeito por a Eslováquia ter sido escolhida para este mega-investimento, que trará desenvolvimento e muitos empregos à parte oriental do país, com muitas oportunidades de emprego direto e indireto”,
A nova unidade de produção da Volvo junta-se às fábricas de Torslanda, na Suécia, e Ghent, na Bélgica, para formar “um triângulo europeu” que cobre a sua maior região de vendas.
“O nosso foco é claro, pretendemos ser uma marca de mobilidade puramente elétrica até 2030. A expansão na Europa, a nossa maior região de vendas, é crucial para a nossa mudança para a eletrificação e crescimento contínuo”, afirmou Jim Rowan, Chief Executive da Volvo Cars.
A fábrica de Kosice será a primeira fábrica que a Volvo constrói na Europa em quase 60 anos. A fábrica de Torslanda foi inaugurada em 1964 e a fábrica de Ghent começou a operar um ano depois. Em conjunto, estas unidades têm uma capacidade de produção máxima de cerca de 600.000 automóveis por ano.