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Mercedes-Benz prepara rede de produção para futuro elétrico

A Mercedes-Benz esclareceu de que forma vai alinhar a sua rede global de produção para fabricar um portefólio renovado de produtos, preparando-se para produzir exclusivamente modelos elétricos até ao final da década – “se as condições do mercado o permitirem”, ressalva.

No âmbito da implementação do plano de negócios da Mercedes-Benz para o período compreendido entre 2022 e 2026, a empresa irá investir mais de dois mil milhões de euros nas suas fábricas europeias para iniciar a nova fase do lançamento da produção das plataformas elétricas de futura geração. A empresa declara que o novo plano de produção é o resultado de discussões “construtivas” com os representantes dos trabalhadores alemães.

A futura gama de produtos da marca vai concentrar-se em três categorias: Luxo Topo de Gama, Luxo Essencial e Luxo de Entrada na Marca, conforme apresentado no evento Economia do Desejo, realizado a 19 de maio. As fábricas europeias da Mercedes-Benz em Sindelfingen, Bremen, Rastatt e Kecskemét irão iniciar a produção de novos modelos destes segmentos a partir de meados da década.

No segmento Luxo de Entrada na Marca, a Mercedes-Benz irá reduzir o número de variantes de modelos de sete para quatro, ao mesmo tempo que eleva “significativamente” o conteúdo tecnológico destes modelos.

A fábrica de Sindelfingen (Alemanha) iniciou, no ano passado, a produção do Mercedes-Benz EQS, partilhando a linha de montagem com vários outros modelos térmicos da marca. Depois desta reestruturação, será a fábrica principal do segmento Luxo Topo de Gama e irá produzir modelos baseados na plataforma elétrica AMG.EA a partir de 2025.

A fábrica de Bremen (Alemanha) iniciou a produção do EQE totalmente elétrico há alguns meses. Em maio de 2019, foi a vez do EQC ser integrado na produção da unidade da Mercedes-Benz no norte da Alemanha. A partir de meados da década, a fábrica irá começar a produzir um modelo baseado na plataforma MB.EA.

A fábrica de Rastatt (Alemanha) da Mercedes-Benz tem produzido o modelo compacto totalmente elétrico EQA desde 2021. A fábrica é também responsável pela produção dos modelos compactos Classe A, Classe B e GLA com motor de combustão e nas versões híbridas plug-in. A partir de 2024, novos modelos baseados na plataforma MMA devem sair da linha de produção da fábrica.

O SUV compacto EQB foi lançado na fábrica de Kecskemét (Hungria) da Mercedes-Benz em 2021 e é o primeiro veículo puramente elétrico produzido em série na Hungria. A partir de 2024, novos modelos baseados na plataforma MMA e um modelo baseado na plataforma MB.EA começarão a sair da linha de produção de Kecskemét.

Fora da Europa, a marca alemã produz atualmente os modelos EQA, EQB, EQC e EQE para o mercado chinês na sua fábrica de Pequim. A fábrica de Tuscaloosa, nos Estados Unidos, irá começar a produzir, no final deste ano, os SUV EQE e EQS.

Baterias e cadeias cinemáticas

As baterias dos veículos elétricos Mercedes-EQ são fornecidas pela rede global de produção de baterias com fábricas em três continentes. A produção local de sistemas de bateria é um fator-chave de sucesso em qualquer estratégia global de eletrificação,

A Accumotive tem produzido sistemas de bateria para veículos híbridos e elétricos em Kamenz, na Alemanha, desde 2012. Uma segunda fábrica de baterias nestas instalações iniciou as operações em 2018 e tem produzido sistemas de bateria para o modelo EQC desde 2019 e também para os modelos SUV compactos elétricos desde 2021. A Accumotive já produziu mais de um milhão de baterias de ião-lítio para a Mercedes-Benz nas instalações de Kamenz.

Na China, a Beijing Benz Automotive construiu uma fábrica de produção de baterias no parque industrial Yizhuang, em Pequim. Fornece as fábricas de veículos que produzem para o mercado local. A produção de sistemas de bateria para o EQC começou nesta fábrica em 2019, e a produção de sistemas de bateria para o EQE começou este ano.

Foi também em 2019 que a Mercedes-Benz inaugurou uma fábrica de produção de baterias em Banguecoque, na Tailândia, juntamente com a sua parceira local, a Thonburi Automotive Assembly Plant (TAAP). Os sistemas de bateria para os veículos híbridos plug-in e totalmente elétricos são fabricados aqui.

A fábrica de baterias da Mercedes-Benz em Jawor, na Polónia, tem produzido baterias para as versões híbridas plug-in dos modelos Classe C, Classe E e Classe S desde 2020. Em 2021, a fábrica expandiu o seu portfolio para incluir sistemas de bateria para os modelos compactos Mercedes EQA e EQB.

Duas fábricas inseridas nas instalações de Untertürkheim em Estugarda na Alemanha, produzem sistemas de bateria. A fábrica de Hedelfingen tem produzido baterias para os modelos EQS e EQE desde 2021. Há algumas semanas, a fábrica de Brühl iniciou a produção de baterias para modelos híbridos plug-in, que serão utilizadas no novo GLC, entre outros.

A nova fábrica de baterias em Bibb County na proximidade da fábrica de veículos Mercedes-Benz de Tuscaloosa, no estado do Alabama (EUA), iniciou as operações este ano e produz sistemas de bateria extremamente eficientes para os modelos SUV EQS e EQE totalmente elétricos.

A rede de produção de baterias da Mercedes-Benz irá também ser complementada por outra fábrica de baterias nas instalações de Sindelfingen.

Finalmente, o comunicado avança ainda que a Mercedes-Benz irá aprofundar o nível de integração vertical no fabrico e no desenvolvimento, e ainda no fornecimento interno das cadeias cinemáticas elétricas. A próxima geração das cadeias cinemáticas elétricas está a ser desenvolvida internamente, com o fabrico e a montagem dos componentes das cadeias cinemáticas elétricas para os futuros modelos da Mercedes-EQ a ter início no final de 2024, na fábrica de Untertürkheim.

A aquisição da Yasa, uma empresa do Reino Unido especializada em motores elétricos, permitirá à Mercedes-Benz ganhar acesso à tecnologia exclusiva de motor de fluxo axial e às competências para desenvolver a próxima geração de motores elétricos de “desempenho ultraelevado”. A fábrica de Berlim da Mercedes-Benz irá expandir o seu portefólio de produção, com o fabrico e a montagem no futuro destes motores elétricos de fluxo axial.

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