No último fim de semana, em Castelo Branco, teve lugar a última etapa do Volvo Recharge Roadshow, a iniciativa levada a cabo pela Volvo Car Portugal, em colaboração com a World Shopper, com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos consumidores sobre a transição para a mobilidade elétrica.
O Volvo Recharge Roadshow teve início em Vila Real, no passado dia 14 de maio, e ao longo de 57 dias, desdobrou-se em 23 etapas. O dois automóveis 100% elétricos da Volvo – um XC40 e um C40 – cumpriram mais de 5.000 kms sem emissões, de norte a sul do país, com uma visita ao arquipélago da Madeira.
No balanço do evento, em que participaram cerca de 700 condutores, a diretora de Consumer Experience da Volvo Car Portugal, Aira de Mello, afirmou: “Na génese deste evento está o facto de sabermos existirem ainda existem muitas duvidas relativamente à eletrificação: a autonomia e como geri-la, as baterias e o seu ciclo de vida, o valor residual dos automóveis daqui a alguns anos, a infraestrutura – onde e como carregar… quisemos ir até às pessoas, independentemente de serem ou não clientes Volvo, e responder de forma simples, aberta e sem tecnicalidades às suas perguntas. Foi muito gratificante a participação e a interatividade gerada em cada uma das ações. A Volvo Car Portugal quer assumir um papel ativo e pedagógico neste momento tão importante em que, naturalmente, as dúvidas e inquietações surgem, como é próprio de qualquer momento de transição ou mudança, o Recharge Roadshow foi um desses momentos, outros se seguirão”.
Por seu lado, Ricardo Oliveira, da World Shopper/Viver Elétrico, declarou: “Estudamos a mobilidade elétrica há mais de dez anos. Para nós é sempre um prazer ir ao terreno perceber as pessoas e assim complementar o trabalho teórico que temos vindo a fazer. Com o Recharge Roadshow foi possível aferir as dúvidas atuais das pessoas. Acreditamos que a mobilidade elétrica não é difícil mas representa uma mudança de hábitos num sector onde há mais de cem anos “metemos combustível”. As pessoas têm uma curiosidade crescente em relação aos automóveis elétricos que considero muito adaptados às condições atuais de circulação – limites de velocidade, silêncio e qualidade de vida numa condução tranquila e despreocupada”.
A Volvo iniciou a comercialização em Portugal dos seus primeiros modelos 100% elétricos, o XC40 Recharge e o C40 Recharge, em 2021. No primeiro semestre de 2022, as vendas destes dois modelos representaram 12% do total da marca no País, uma taxa é superior à media europeia e mundial da marca, que se cifra nos 10% e nos 8% respetivamente.
A Volvo Cars ambiciona vender 1 milhão de viaturas eletrificadas em todo o mundo até 2025. Este compromisso com a eletrificação faz parte do plano ambiental da marca, que pretende ser ambientalmente neutra a partir de 2040.