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Nissan Qashqai e-Power: um híbrido que se conduz como um elétrico a bateria

O Nissan Qashqai é um best seller da marca nipónica e, em setembro, vai estrear uma motorização híbrida. A terceira geração do Qashqai será o primeiro modelo na Europa a ser equipado com a tecnologia e-Power, desenvolvida pela Nissan, “componente-chave na estratégia de eletrificação da marca”.

O sistema e-Power é composto por uma bateria de alta potência que é complementada por um motor com relação de compressão variável turbo comprimido a gasolina, de 1,5 litros de cilindrada, capaz de debitar 156 cv, e por um gerador de energia, inversor e motor elétrico de 140 kW, de tamanho e potência semelhantes aos encontrados nos automóveis elétricos da Nissan. O motor a gasolina gera eletricidade, que pode ser transmitida através do inversor para a bateria, o motor elétrico ou ambos, de acordo com o cenário de condução.

O sistema distingue-se pelo facto de o motor elétrico ser a única fonte de energia para as rodas. Graças à tração exclusiva pelo motor elétrico, não há atraso na entrega do binário, como pode acontecer num híbrido tradicional, oferecendo assim a resposta instantânea típica dos automóveis elétricos. Segundo a Nissan, esta tecnologia representa uma alternativa apelativa aos híbridos tradicionais, onde os condutores têm de aceitar as inerentes ineficiências na experiência de condução.

“A introdução da inovadora tecnologia e-Power no novo Qashqai traz mais do espírito pioneiro da Nissan ao segmento crossover. Os clientes vão apreciar a sensação de conduzir um VE, mas sem a preocupação do carregamento. O e-Power é uma porta de entrada para a condução de automóveis totalmente elétricos e representa um marco significativo na estratégia de eletrificação da Nissan”, disse Arnaud Charpentier, vice-presidente de Estratégia de Produto e Preços para a região AMIEO.

“Com a tecnologia e-Power exclusiva da Nissan, sentimos que os clientes vão apaixonar-se pela sensação de uma motorização elétrica, sem as preocupações de autonomia. É uma motorização que eles vão gostar de conduzir e representa uma excelente opção para ser eco consciente no seu dia-a-dia. No geral, o e-Power do Qashqai vai apelar aos condutores que ainda não estão prontos para um VE puro nas suas vidas, mas querem ser mais sustentáveis e desfrutar da diversão da condução elétrica no dia-a-dia”, acrescentou Charpentier.

No coração do sistema, o motor a gasolina de 1,5 litros com três cilindros turbo, foi desenvolvido especificamente para esta aplicação. Utilizada pela marca premium da Nissan, a Infiniti, a capacidade de ajustar a relação de compressão proporciona melhor desempenho e economia, dependendo da carga do motor. A relação de compressão varia entre 8:1 e 14:1 através do movimento de um atuador que altera o comprimento do curso do pistão de acordo com a necessidade de potência.

Durante cenários de baixa procura de energia – como a velocidade constante com um nível relativamente alto de carga na bateria – a relação de compressão situa-se na gama mais alta que otimiza o consumo e as emissões. Quando as necessidades de energia são elevadas, para carregar a bateria ou a alimentação diretamente para o motor, é ativada uma relação de compressão mais baixa que maximiza a potência do motor. A marca nipónica assegura que a transição entre diferentes relações de compressão é linear, sem necessidade de qualquer ação do condutor.

O motor térmico funciona sempre dentro da sua gama de rotação ideal e com melhor relação de compressão, conduzindo a uma maior eficiência de combustível e a menores emissões de CO2 em comparação com um motor de combustão interna tradicional. Tem ainda vantagens adicionais, como a redução do ruído do motor e menor impacto na qualidade do ar urbano.

Para maximizar o desempenho, em situações de alta aceleração ou alta velocidade, a unidade de controlo de gestão de energia dentro do sistema e-Power pode enviar a energia gerada pelo motor térmico diretamente para o motor elétrico, através do inversor, para reforçar a alimentação elétrica proveniente da bateria. Naturalmente, em desaceleração e travagem, a energia cinética é recapturada e canalizada de volta para a bateria para otimizar a eficiência.

“Sabemos que os clientes do Qashqai e-Power passarão quase três quartos do seu tempo a conduzir em ambientes urbanos e suburbanos. Consequentemente, desenvolvemos o sistema e-Power para funcionar da forma mais eficiente, eficaz e discreta possível nessas circunstâncias. Mas não há compromisso com o desempenho da condução. A aceleração é instantânea, graças à tração elétrica pura nas rodas e não há caixa de velocidades para interromper a entrega de energia”, declarou David Moss, vice-presidente sénior de pesquisa e desenvolvimento da Nissan AMIEO.

À semelhança do LEAF, o Qashqai e-Power integra o e-Pedal Step: projetado para tirar a tarefa repetitiva de pára-arranca da condução urbana, onde o condutor está frequentemente a mover o pé entre o acelerador e o travão, o e-Pedal Step permite acelerar e travar usando apenas o acelerador.

Quando o e-Pedal Step é ativado através do interruptor da consola central, o acelerador proporciona aceleração como habitualmente. Já a libertação do acelerador faz com que o Qashqai trave a 0,2 g, o suficiente para iluminar as luzes do travão e reduzir a velocidade para uma velocidade muito baixa, mas não uma paragem completa. De acordo com a Nissan, as manobras de estacionamento de baixa velocidade são assim mais suaves, e os condutores mostraram que se adaptam facilmente e preferem este modo do pedal do acelerador, “garantindo que a condução urbana é mais intuitiva e menos exigente”.

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