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Green Future-AutoMagazine

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Primeiro voo com SAF em Portugal

A TAP, a Galp e a ANA – Aeroportos de Portugal celebraram uma parceria estratégica para o desenvolvimento, produção e fornecimento de combustíveis sustentáveis para aviação (SAF – Sustainable Aviation Fuel) em larga escala, a partir de resíduos, óleos usados reciclados e outras matérias-primas sustentáveis.

Esta parceria inaugura, segundo a Galp, uma nova era da aviação em Portugal, com combustíveis mais sustentáveis fornecidos, alinhada com o enquadramento europeu em matéria de obrigatoriedade de incorporação SAF na aviação.

O primeiro voo em Portugal abastecido com SAF fez a ligação Lisboa-Ponta Delgada num Airbus A321neo, pintado com as cores retro da TAP e chamado ‘Portugal’.

O combustível incorporou 39% de matéria de origem renovável (HEFA), com menos emissões totais quando comparado com a alternativa fóssil. A redução de emissões neste voo foi de 7,1 ton CO2eq, o que representa uma diminuição de 35% das emissões totais de CO2.

Esta parceria, formalmente assinada numa cerimónia que contou com a presença da CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, do CEO da Galp, Andy Brown, e do CEO da ANA, Thierry Ligonnière, está em linha como o pacote climático ‘Fit for 55’ da Comissão Europeia, o qual inclui a iniciativa legislativa ‘RefuelEU Aviation’ que visa aumentar a oferta e a procura de SAF na União Europeia e a sua utilização em 2% até 2025, 5% até 2030 e 63% até 2050.

A TAP é signatária da resolução da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) que, em outubro de 2021, se comprometeu a atingir emissões de carbono zero até 2050.

De acordo com o comunicado, a ANA Aeroportos de Portugal implementa, nos seus aeroportos, a estratégia para a gestão global de carbono no setor da aviação, alinhada com a estratégia para a mobilidade positiva da VINCI Airports que visa a redução absoluta das suas emissões (âmbitos 1 e 2), a redução das emissões dos seus parceiros (âmbito 3), trabalhando em conjunto para atingir emissões líquidas zero (NetZero) até 2030. Este ano, foi atribuído o nível 4 da ACA (Airport Carbon Acreditation da ACI) a 9 dos 10 aeroportos nacionais.

Numa primeira fase do protocolo, o SAF utilizado nos voos da TAP é fornecido pela Neste, operador líder na produção de combustível de aviação sustentável.

O combustível de avião sustentável tem a vantagem de oferecer um desempenho semelhante ao dos tradicionais e pode ser utilizado nos mesmos motores que o combustível fóssil, mas com uma pegada de carbono significativamente menor, com uma redução de emissões que pode ir até 80%. O combustível SAF da Neste é produzido a partir de matérias-primas de origem sustentável, incluindo óleo de cozinha usado e gordura animal.

Outros benefícios complementares do SAF permitem potenciar a economia circular, aumentar a independência energética e a segurança do abastecimento. Estes combustíveis têm ainda a vantagem de poderem ser utilizados de imediato, uma vez que utilizam a infraestrutura de abastecimento existente, sem necessidade de adaptação da frota.

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