fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Alemanha reduz subsídio à compra de elétricos a bateria e exclui híbridos plug-in

A Alemanha vai reduzir os incentivos financeiros à compra de veículos elétricos em 2023, uma vez que a popularidade crescente deste tipo de veículos faz com que os subsídios governamentais sejam desnecessários, afirmou o Ministro da Economia alemão, Robert Habeck, em comunicado.

O plano de incentivos destinados aos compradores de automóveis elétricos expirará completamente assim que se esgote a verba de 3.400 milhões de euros inscrita para este fim no orçamento dos próximos dois anos.

De acordo com o plano, os subsídios à compra de veículos totalmente elétricos com um preço inferior a 40.000 euros baixarão dos atuais 6.000 euros para 4.500 euros, a partir do início de 2023. No ano seguinte, cairão novamente, para 3.000 euros.

No caso dos automóveis elétricos com preço superior a 40.000 euros, o incentivo descerá para 3.000 euros, dos 5.000 euros atualmente em vigor.

Os automóveis com preço superior a 65.000 euros não estão incluídos no plano de incentivos. A partir de 2024, este limiar descerá para 45.000 euros.

Ao mesmo tempo, o acesso ao plano de incentivos será restringido a particulares, sendo eliminadas as subvenções para frotas de empresas.

O governo alemão também irá eliminar os incentivos atualmente oferecidos aos compradores de automóveis híbridos plug-in a partir de 2023. Robert Hadeck havia já expressado dúvidas quanto ao real alcance dos benefícios ambientais deste tipo de veículos, uma vez que são mais pesados dos que os automóveis equipados apenas com um motor de combustão interna e as suas baterias geralmente permitem cobrir apenas distâncias curtas em modo totalmente elétrico, sem emissões.

O Ministro da Economia alemão foi taxativo: “Na próxima fase de financiamento, estamos a colocar um claro enfoque na proteção climática e estamos a concentrar o financiamento em veículos puramente elétricos a bateria”.

Em 2021, as vendas de automóveis totalmente elétricos quase duplicaram, relativamente ao ano anterior, atingindo 328.000 unidades. Existem atualmente mais de 600.000 elétricos a bateria nas estradas do principal mercado automóvel da Europa, com a quota deste tipo de veículos a atingir recentemente 14%.

A associação alemã da indústria automóvel, VDA, foi rápida a criticar o plano de redução de incentivos agora apresentado. Nas palavras da sua presidente, Hildegard Mueller, a redução “unilateral e abrangente” é incompreensível numa época de “custos crescentes”. A associação criticou também a decisão de excluir as empresas do plano de subsídios.

Show More