Uma equipa de estudantes da Universidade Tecnológica de Eindhoven construiu o protótipo de um automóvel elétrico capaz de capturar e armazenar o dióxido de carbono da atmosfera quando circula.
Denominado Zem, o pequeno carro elétrico utiliza a tecnologia de captura direta de ar. Os estudantes explicam que o veículo está equipado com um sistema de filtros, desenvolvido e patenteado pela equipa, que retém e armazena CO2 quando o veículo avança pela estrada.
Além de ‘reduzir’ emissões quando é utilizado, o Zem foi desenvolvido com o objetivo de minimizar a pegada de carbono ao longo de todo o ciclo de vida. O monocoque e os painéis da carroçaria são construídos em impressoras 3D, de forma a obter exatamente as formas desejadas com o mínimo desperdício de material.
Estes componentes são impressos em plástico reciclado e podem ser reutilizados noutros processos. De facto, a maior parte dos materiais utilizados no Zem são sustentáveis, podendo ser reciclados ou reutilizados noutras aplicações, havendo somente uma pequena incorporação de novos materiais no ciclo de vida do automóvel.
Por exemplo, o diferencial foi reaproveitado de um velho Audi. As janelas são em policarbonato, material com menor impacto do que o vidro, e alguns dos revestimentos interiores são em couro sintético, obtido a partir de fibras de ananás. Os sistemas de infoentertenimento e iluminação são modulares, de forma a poderem ser reutilizados.
O Zem incorpora nove baterias modulares de 2,3 kWh, que alimentam um pequeno motor elétrico de 22 kW. O sistema de travagem regenerativa e os painéis fotovoltaicos montados no veículo ajudam a carregar as baterias. O automóvel incorpora ainda a tecnologia de carregamento bidirecional, podendo assim funcionar como unidade externa de armazenamento de energia de um edifício, por exemplo.
A equipa afirma que o Zem consegue eliminar 2 kg de CO2 por cada 20.600 km percorridos a uma velocidade média de 60 km/h. Uma quantidade mínima, mas mais do que construir um automóvel capaz de ‘limpar’ o ar, o objetivo primordial do projeto é o de “inspirar a indústria automóvel a olhar para a totalidade do ciclo de vida dos seus carros”. “Se é possível que 30 estudantes criem um carro sustentável num ano, porque é que a indústria não está a tomar nenhuma medida importante?”, questionam.
Fotos: Bart van Overbeeke