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Green Future-AutoMagazine

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Michelin intensifica utilização de materiais biológicos e reciclados

A Michelin apresentou dois novos pneus, um para uso em automóveis e outro em autocarros, contendo respetivamente 45% e 58% de materiais sustentáveis. Aprovados para uso em estrada, os novos pneus têm níveis de desempenho estritamente idênticos aos dos pneus atuais.

A marca francesa prevê que estas novas gamas de pneus, com elevadas percentagens de materiais sustentáveis, comecem a ser produzidos e comercializados dentro de dois a três anos. Além de utilização mais extensiva de borracha natural, os novos pneus incluem negro de fumo reciclado, óleo de girassol e resinas de origem biológica, sílica obtida a partir de casca de arroz e aço reciclado.

A Michelin pretende que utilizar exclusivamente materiais de origem biológica, renováveis ou reciclados em 2050, com um aumento de 40% até 2030, relativamente aos níveis atuais. A marca francesa detalha que, no ano passado, detinha 3.678 patentes ativas para este tipo de materiais.

A empresa afirma ainda que o ritmo e a natureza das inovações no domínio dos materiais sustentáveis ​​exigem novas competências, pelo que o grupo tem desenvolvido um programa de parcerias direcionadas para acelerar o desenvolvimento de tecnologias de ponta, nomeadamente nas áreas da transformação e reciclagem. Exemplos destas parcerias incluem as empresas Pyrowave (r-estireno), Carbios (r-PET), Enviro (rCB), IFPEN/Axens com a participação da ADEME (agência francesa para a transição ecológica) (bio-butadieno), o projeto Empreinte realizado com a ADEME ou a implantação dos projetos de economia circular BlackCycle e Whitecycle, que a Michelin executa com vários parceiros europeus e com o apoio da UE, para transformar pneus em fim de vida em matérias-primas que podem ser incorporadas em novos pneus.

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