Os principais fabricantes automóveis do mundo planeiam gastar aproximadamente 1,2 mil milhões de dólares, até 2030, para desenvolver e produzir veículos elétricos, juntamente com as baterias e matérias-primas necessárias para suportar estes níveis de produção.
De acordo com a análise da Reuters, que se baseia em dados públicos e nas projeções divulgadas pelos fabricantes, estes têm planos para construir 54 milhões de veículos elétricos até ao final da década, representando cerca de metade da produção total de veículos nesse período.
Para suportar este nível de produção de veículos elétricos, os fabricantes e os seus fornecedores de baterias pretendem insalar 5,8 TWh (terawatts-hora) de capacidade de produção de baterias até 2030.
A Tesla lidera esta ofensiva elétrica, com um plano para construir 20 milhões de veículos, o que exigirá 3 TWh de baterias. Apesar de a empresa norte-americana não ter divulgado totalmente os seus planos de investimento, o crescimento do volume de veículos produzidos – 13 vezes superior aos 1,5 milhões de unidades que espera vender este ano – obrigará a um investimento de vários milhares de milhões de dólares.
A Volkswagen, que tem como objetivo destronar a Tesla como o maior vendedor mundial de veículos elétricos, espera investir mais de 100 mil milhões de dólares, até ao final da década, para desenvolver o seu portefólio de VE e construir novas ‘gigafábricas’ de baterias na Europa e América do Norte, além de assegurar o fornecimento de longo-prazo das matérias-primas necessárias à construção de baterias e motores elétricos.
A Toyota, por sua vez, tem um plano de investimento de cerca de 70 mil milhões de dólares, também para desenvolver a sua gama eletrificada e o volume de produção de baterias. A empresa nipónica espera vender 3,5 milhões de elétricos a bateria em 2030. Até essa data, os objetivos passam por disponibilizar cerca de 30 novos modelos BEV, bem como transformar a Lexus numa marca exclusivamente elétrica.
A norte-americana Ford tem vindo a aumentar o investimento em novos veículos elétricos e espera que as vendas de elétricos a bateria atinja 3 milhões de unidades em 2030, o que deverá representar metade do volume de vendas total da empresa.
A Mercedes-Benz destinou 47 mil milhões de dólares para o desenvolvimento e produção de novos veículos elétricos. Aproximadamente dois terços deste valor destinam-se a aumentar a sua capacidade global de produção de baterias para mais de 200 GWh.
Os planos de investimento da Stellantis, BMW e General Motors em veículos elétricos e baterias atingem um valor de cerca de 35 mil milhões de dólares. Entre estas, é a Stellantis que estabeleceu o programa mais ambicioso: a empresa tem como objetivo construir 400 GWh de baterias, juntamente com os seus parceiros, até 2030.