A Nissan apresentou recentemente a quarta geração do X-Trail, modelo que já vendeu mais de sete milhões de unidades, em todo o mundo, desde o seu lançamento em 2001.
Construído sobre a plataforma CMF-C da Aliança – a plataforma de coopoeração estratégica entre Renault, Nissan e Mitsubishi – o novo X-Trail está disponível em configurações de cinco e sete lugares e é o segundo modelo da gama europeia da marca japonesa a ser equipado com a sua motorização eletrificada e-POWER.
“Substituir um ícone como o X-Trail é uma enorme responsabilidade. Estabeleceu-se como um automóvel para as famílias partilharem aventuras, sabemos o que os nossos clientes apreciam no X-Trail. Para a quarta geração, demos-lhe mais capacidade de aventura, com uma motorização de tração integral eletrificada avançada e-4ORCE, combinada com tecnologia intuitiva e conveniente”, referiu François Bailly, vice-presidente sénior e responsável de planeamento para a região AMIEO da Nissan.

O sistema e-POWER do X-Trail é composto por uma bateria de alta potência e motor de arranque integrados com um motor a gasolina 1,5 litros turbo, de relação de compressão variável, que funciona apenas como gerador de energia, um inversor e um motor elétrico dianteiro de 150 kW (204 cv).
O motor a gasolina é utilizado exclusivamente para gerar eletricidade, enquanto que a potência das rodas provém apenas do motor elétrico, resultando na resposta instantânea ao acelerador característica dos veículos elétricos a bateria. De acordo com a Nissan, isto permite que o motor funcione dentro da sua gama ideal, levando a uma maior eficiência de combustão.
Além destes benefícios, o sistema e-POWER garante uma condução mais silenciosa – a Nissan avança que, a 40 km/h, o som no automóvel é reduzido em 8 db, comparativamente aos seus concorrentes.
A marca nipónica espera que as versões e-POWER da nova geração do X-Trail recolham a grande maioria da procura, mas também estará disponível uma versão com motorização térmica de 1,5 litros turbo, equipada com tecnologia híbrida suave de 12 V. O sistema fornece assistência ao binário, a paragem prolongada, reinício rápido e desaceleração, com benefícios a nível de economia de combustível e emissões de CO2.
Ao desacelerar, a energia é recuperada e armazenada na bateria de iões de lítio, sendo depois usada para manter em funcionamento os sistemas do automóvel enquanto o motor está parado – por exemplo, num sinal vermelho. Adicionalmente, um aumento de binário de cerca de 6 Nm pode ser gerado em fase de aceleração.
Gerando 120kW (163cv) e 300 Nm de binário, esta versão será oferecida apenas em configuração de tração a duas rodas.

e-4ORCE
Além da versão e-POWER de tração dianteira, os clientes podem optar pela versão equipada com o sistema de tração integral e-4ORCE, introduzido na Europa nesta quarta geração do Nissan X-Trail e que será também integrado no crossover 100% elétrico Ariya.
O sistema com dois motores elétricos tem uma potência total de 157 kW (213 cv) graças ao motor traseiro de 94 kW que permite uma aceleração mais forte – 7 segundos dos 0 aos 100 km/h na versão de cinco lugares. A Nissan garante que tem uma resposta 10.000 vezes mais rápida do que um sistema mecânico 4WD.
Além da alocação de binário dianteiro e traseiro otimizado, o sistema controla independentemente a travagem em cada uma das quatro rodas, para maior segurança e precisão de condução em diferentes superfícies.
“O X-Trail com e-POWER e e-4ORCE ocupará um lugar único no segmento, sendo o único com motorização eletrificada para uma família de sete pessoas. O X-Trail é precisamente o tipo de automóvel que as famílias modernas aventureiras procuram”, afirmou Cliodnha Lyons, vice-presidente para o planeamento de produtos da região AMIEO da Nissan.
Em termos de construção, a Nissan explica que o monobloco do novo X-Trail faz uso de materiais mais leve, bem como técnicas avançadas de estampagem e soldadura para aumentar a rigidez e reduzir o peso. Pela primeira vez, a porta traseira do X-Trail é feita de material composto; e as portas dianteiras e traseiras, para-choques dianteiro e capô são em alumínio.
A nível de funcionalidade, a Nissan destaca o e-Pedal Step, que permite que os condutores acelerem e travem usando apenas o acelerador, bem como o novo ecrã projetado no para-brisas (HUD – Heads-up Display) de 10,8 polegadas, com o maior tamanho de imagem no segmento, e o ecrã central NissanConnect de 12,3 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay (este sem fios). As funcionalidades home-to-car são compatíveis com dispositivos Google Assistant e Amazon Alexa.
As portas traseiras abrem até próximo dos 90 graus para facilitar o acesso dos passageiros da segunda fila, que têm ainda à disposição controlos dedicados para o sistema de aquecimento/ar condicionado, uma tomada USB tipo A e um ponto de carregamento USB tipo C. Existem também persianas solares, integradas nas portas traseiras dos passageiros.
O novo X-Trail estará disponível em dez cores de carroçaria com cinco combinações de dois tons, para 15 variações diferentes. Está disponível para encomenda em todos os concessionários Nissan de Portugal com preços recomendados de venda a público a partir de 49 mil euros.