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Sines pode receber uma das maiores fábricas de baterias da Europa

O fabricante chinês de baterias China Aviation Lithium Battery Technology (CALB) anunciou recentemente a assinatura de um acordo provisório com vista à criação de uma fábrica de baterias para automóveis elétricos em Portugal.

O memorando de entendimento, não vinculativo, assinado com a AICEP Global Parques – subsidiária da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) –, prevê a aquisição de “direitos de superfície, com o objetivo de montar uma fábrica de ponta mundial, altamente inteligente, informatizada e automatizada, com zero emissões de carbono” na Zona Industrial e Logística de Sines, beneficiando das infraestruturas portuárias locais, bem como das ligações ferroviárias ao resto da Europa.

Os responsáveis da CALB especificam uma área mínima inicial de 100 hectares para a construção desta fábrica, parte da estratégia da empresa para criar “bases industriais na Europa”. Os planos prevêm o início das operações de produção de baterias de ião-lítio em 2025, com uma capacidade de produção inicial de 15 GWh por ano. A CALB espera, nesta fase, que as instalações ocupem cerca de metade da área total especificada, assegurando que será suficiente para fornecer os seus clientes e parceiros europeus.

Em 2028 deverá ter início a segunda fase do projeto, com a ampliação das instalações para a totalidade da área concedida e incrementando a capacidade produtiva anual até 45 GWh, o que a colocaria entre as maiores fábricas de baterias da Europa.

O plano inclui uma terceira fase, ainda sem data prevista, que prevê a duplicação da área de instalação – até 200 hectares – e da capacidade produtiva – até 90 GWh/ano –, igualando a gigafactory que a Tesla instalou recentemente em Berlim, na Alemanha.

Em comunicado à Bolsa de Valores de Hong Kong, onde começou a ser listada desde o início de outubro, a CALB clarifica que o acordo não é ainda legalmente vinculativo, pelo que “a cooperação contemplada no memorando de entendimento pode ou não avançar”, mas diz-se “altamente interessada” em construir a fábrica em território nacional.

A empresa chinesa é o terceiro maior fabricante chinês de baterias – atrás de CATL e BYD – e o sétimo maior fabricante mundial. De acordo com a consultora especializada SNE Research, atingiu, em setembro, uma quota de 3,7% do mercado global de baterias.

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