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Green Future-AutoMagazine

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Lightyear One: o carro solar

O World Solar Challenge é uma corrida de 3.000 quilómetros para veículos que se desloquem exclusivamente com energia solar, realizada na Austrália desde 1987. A competição atrai sobretudo universidades de todo o mundo e, em 15 edições, 10 foram vencidas por equipas dos Países Baixos (a que se juntam 3 segundos lugares).

Três destas 10 vitórias foram obtidas pela Solar Team da Universidade de Eindhoven. Após concluirem a sua formação académica, alguns membros da equipa fundaram a Lightyear para desenvolver o conceito do automóvel solar e materializá-lo num veículo de passageiros capaz de circular em estradas convencionais.

A primeira proposta da empresa holandesa é o Lightyear One, um sedan de grandes dimensões, espaçoso e  confortável, que é capaz de utilizar exclusivamente energia solar, obtida através dos cerca de 5 m2 de células fotovoltaicas que cobrem o capô, o tejadilho e a parte superior da traseira fastback.

Sempre que o sol brilha, o Lightyear One carrega a bateria. A empresa afirma que as células fotovoltaicas são capazes de fornecer, por dia, energia suficiente para cerca de 40 km, mesmo em condições de nebulosidade moderada. Muitas pessoas conseguiriam seguramente satisfazer a maior parte das suas necessidades de mobilidade com energia 100% gratuita mas, de forma a não sacrificar a funcionalidade, a bateria do One pode ser naturalmente carregada através de uma tomada convencional.

O Lightyear One está equipado com motores elétricos nas quatro rodas, para uma potência combinada bastante modesta de 100 kW (136 cv) e 1.200 Nm de binário. A aceleração não é efusiva – cumpre o sprint 0-100 km/h em cerca de 10 segundos –, mas a empresa holandesa acredita que, à medida que avançamos para um futuro em que os carros serão cada vez mais autónomos, a performance não é já um dos aspetos mais importantes.

A autonomia WLTP é de cerca de 700 km, surpreendente para a bateria de 60 kWh. A Lightyear afirma que estes valores são possíveis devido à eficiência do veículo. Construído essencialmente em alumínio e fibra de carbono, o sedan elétrico de cinco lugares pesa menos de 1.300 kg. O design fluido, com os retrovisores – e o vidro traseiro – substituídos por câmaras, permitem um coeficiente aerodinâmico de 0,20 e um gasto energético de apenas 83 Wh/km (sistema de climatização desligado).

O Lighteyear One será produzido na Finlândia pela Valmet Automotive e a primeira edição exclusiva de 946 unidades deverá chegar à estrada no final de 2022. Tal como outras start-ups de mobilidade elétrica, a empresa holandesa optou por um modelo de venda direta ao consumidor. Os preços deverão rondar os 160.000€ no mercado de origem, os Países Baixos, mas a empresa tem planos para lançar um novo modelo substancialmente mais acessível – o Lightyear Two – em 2024.

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