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Automóveis estacionam sozinhos no aeroporto de Estugarda

A Autoridade Federal Alemã para os Transportes Automóveis (KBA) aprovou o sistema de estacionamento automatizado desenvolvido pela Mercedes-Benz e a Bosch para utilização no parque de estacionamento P6 do Aeroporto de Estugarda.

Esta é a primeira função de estacionamento sem condutor – Nível 4 da escala definida pela SAE – Society of Automotive Engineers – a ser oficialmente aprovada para ultilização comercial em todo o mundo.

Os condutores dos automóveis equipados com a tecnologia podem agora entrar no parque de estacionamento do aeroporto, sair do veículo numa área pré-determinada e enviá-lo autonomamente para o lugar de estacionamento, previamente reservado, com uma aplicação de smartphone. Quando regressam ao parque para recolher o automóvel, este volta ao ponto de levantamento da mesma forma.

O processo é suportado pela interligação entre a infraestrutura inteligente, fornecida pela Bosch, instalada no parque de estacionamento e a tecnologia da Mercedes-Benz a bordo. Os sensores da Bosch no parque de estacionamento monitorizam os corredores do parque e as zonas circundantes e fornecem a informação necessária para orientar o veículo. A tecnologia no automóvel utiliza esta informação para definir as rotas a percorrer.

Desta forma, os veículos podem até utilizar autonomamente as rampas de acesso entre os diferentes pisos do parque de estacionamento. Se os sensores da infraestrutura detetarem um obstáculo, o veículo trava e imobiliza-se em segurança. Logo que o percurso esteja desimpedido, continua o seu caminho.

Em 2019, a Mercedes-Benz e a Bosch obtiveram a primeira autorização especial a nível mundial para operarem um sistema de estacionamento automatizado, utilizando veículos de desenvolvimento, sem supervisão de um controlador humano, no parque de estacionamento do Museu Mercedes-Benz em Estugarda.

A aprovação que agora foi emitida tem uma aplicação mais ampla, permitindo que a tecnologia seja explorada comercialmente, utilizada em veículos detidos por privados no parque de estacionamento P6 do aeroporto de Estugarda.

A Mercedes-Benz esclarece que a base jurídica para esta aprovação é a lei que entrou em vigor na Alemanha em julho de 2021, que permite a condução sem condutor de acordo com o Nível 4 da escala de automação da SAE para veículos automóveis. A aplicação da moldura legislativa ao sistema de estacionamento foi implementada em coordenação com o Ministério Federal das Infraestruturas Digitais e Transportes da Alemanha (BMDV) e com a Autoridade Federal Alemã para os Transportes Automóveis. A AFGBV (diretiva de condução autónoma), aprovada pelo Conselho Federal da Alemanha a 20 de maio de 2022, especifica claramente os critérios do código de estrada alemão que os veículos devem satisfazer para se conformarem com a norma SAE Nível 4.

As duas empresas planeiam implementar gradualmente o serviço de estacionamento sem condutor no parque de estacionamento P6 do Aeroporto de Estugarda. A partir do dia da sua implementação, os primeiros clientes com modelos Classe S e EQS fabricados desde julho de 2022, cujas versões estejam equipadas com o serviço Intelligent Park Pilot2 dos serviços Mercedes me connect e que tenham ativado este serviço, poderão utilizar a função no parque de estacionamento.

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