fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Opel Astra Electric chega na primavera (também em versão SW)

A Opel revelou hoje as primeiras imagens da versão do novo Opel Astra Electric, o primeiro Astra de produção em série totalmente elétrico. Concomitantemente, apresentou também a Opel Astra Sports Tourer Electric – a variante ‘carrinha’ do modelo –, que é também a primeira station wagon totalmente elétrica lançada por um fabricante alemão.

A partir da primavera de 2023, data em que estes modelos 100% elétricos estarão disponíveis para encomenda, o novo Astra será o modelo da Opel com as alternativas de propulsão mais abrangentes – além das opções térmicas, o Astra e o Astra Sports Tourer estão atualmente disponíveis como variantes eletrificadas híbridas plug-in, incluindo o novo modelo topo de gama, o Astra GSe.

O novo Astra Electric integra um motor elétrico que fornece 115 kW (156 cv) de potência e um binário máximo de 270 Nm, com a Opel a destacar a velocidade máxima do modelo: limite de 170 km/h, ao invés dos habituais 150 ou 160 km/h da maioria dos automóveis elétricos.

A energia é armazenada numa bateria de ião-lítio de 54 kWh, com 102 células de bateria alojadas em 17 módulos, e permite uma autonomia máxima de 416 km (WLTP), com consumos médios de 14,9 kWh por cada 100 km percorridos – de acordo com a marca germânica, os seus engenheiros procuraram ativamente uma disposição eficiente das células, para “assegurar uma autonomia exemplar com uma bateria de tamanho compacto”.

Numa estação de carregamento rápido de 100 kW DC, 30 minutos são suficientes para repor cerca de 80% da carga; e existe ainda um carregador de bordo trifásico de 11 kW, de série, para utilizar com wall box doméstica.

“O Astra Electric e o Astra Sports Tourer Electric são verdadeiros pioneiros: com a nova versão elétrica alimentada a bateria nas carroçarias de cinco portas e station wagon, os clientes beneficiarão das suas capacidades orientadas para o quotidiano combinadas com conforto e, acima de tudo, com muito prazer de condução sem emissões locais. É a isto que nos referimos ao mencionar o conceito ‘Greenovation‘ da mobilidade”, disse o CEO da Opel, Florian Huettl. “Ao mesmo tempo, continuamos a lançar a nossa ofensiva de eletrificação. O novo Opel Astra Electric é um marco importante no nosso caminho para nos tornarmos uma marca totalmente elétrica na Europa”.

No interior dos novos Opel Astra Electric e Opel Astra Sports Tourer Electric, a marca alemã destaca o conforto proporcionado pelos bancos ergonómicos Active Sport, certificados pela Aktion Gesunder Rücken e.V. (AGR; Campaign for Healthier Backs), que oferecem uma vasta gama de opções de regulação, manuais e elétricas. Estão também disponíveis em Alcantara, como opção.

O Pure Panel totalmente digital inclui dois ecrãs panorâmicos de 10 polegadas, nos quais são exibidas as funções importantes do veículo, tais como o estado de carga da bateria ou autonomia – as configurações de cariz mais ‘mundano’, tais como o controlo da climatização, são ajustadas com comandos físicos.

A nível de equipamentos, inclui ainda heads-up display E-HUD e o reconhecimento de voz natural, bem como vários sistemas de assistência, desde o aviso de colisão frontal com travagem de emergência automática até à assistência ativa na faixa de rodagem, passando ainda pela deteção de sonolência, alerta de tráfego transversal traseiro e mudança semiautomática de faixa, agrupados no novo Intelli-Drive 2.0. A tecnologia de iluminação adaptativa Intelli-Lux LED Pixel Light, com um total de 168 elementos LED, é líder na classe, de acordo com o comunicado.

Finalmente, a nível exterior, o novo Astra Electric mostra-se com a identidade de marca Opel Vizor, incluindo um design de para-choques dianteiro “extradesportivo” em todos os níveis de acabamento. As jantes de liga leve de 18 polegadas, com acabamento brilhante ou totalmente pintadas de preto, também fazem parte dos equipamentos de série.

Show More