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Stellantis vai produzir mais de um milhão de motores elétricos em 2024

A Stellantis anunciou que irá aumentar a produção dos novos motores elétricos M3, utilizando para o efeito a fábrica que a joint-venture Emotors possui em Trémery, na região francesa de Lorraine.

Com uma capacidade de produção superior a um milhão de motores elétricos por ano, a partir de 2024, a Stellantis procura garantir uma base industrial que permita alcançar o objetivo de vender exclusivamente automóveis elétricos na Europa, em 2030, conforme delineado no plano estratégico da empresa, denominado ‘Dare Forward 2030’, e apoiar o percurso rumo à neutralidade carbónica.

“O nosso compromisso de liderar o setor automóvel na luta contra as alterações climáticas reflete-se em cada uma das nossas instalações, apoiando os nossos colaboradores no próximo passo na aventura elétrica”, afirmou Carlos Tavares, o CEO do grupo. “O controlo da nossa cadeia de valor na eletrificação assegurará a nossa independência tecnológica no contexto de crises económicas e geopolíticas, ao mesmo tempo que atenua o impacto desta mudança dramática nas nossas instalações e empregados, particularmente em França, onde estamos e continuaremos a ser, sem dúvida, o líder comercial e industrial”.

A partir de janeiro de 2023, os novos DS 3 E-Tense, Peugeot e-208, Jeep Avenger e Opel Mokka Electric vão estar equipados com o motor elétrico M3, que se apresenta com uma potência de 115 kW (156 cv) e um binário de 260 Nm.

Em conjunto com uma nova bateria, o novo motor elétrico permitirá, nas palavras da Stellantis, melhorar a eficiência dos veículos, proporcionando uma autonomia superior a 400 km. Será montado nas novas gerações de vários veículos das marcas do grupo, à medida do seu lançamento no mercado.

A fábrica de Trémery foi um dos maiores centros de produção de motores diesel do mundo, estando agora num período de reconversão e transição energética desde 2018. A Stellantis esclarece que a fábrica ministra, há mais de um ano, 6.000 horas de formação aos seus colaboradores. Em França, a ‘Academia de Eletrificação’ da empresa apoiou a formação de 15.000 trabalhadores.

Com doze fábricas localizadas no país, a Stellantis explica que irá continuar a ser o principal fabricante automóvel em França, quer a nível comercial, quer industrial. Ao longo dos últimos quatro anos, a empresa investiu 2 mil milhões de euros nos seus centros de produção, nos quais irá produzir doze modelos elétricos. As fábricas irão utilizar grande parte de componentes elétricos fabricados no país, nomeadamente na gigafactory de Billy-Berclau/Douvrin.

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