A Renault anunciou um acordo vinculativo com a PUNCH Torino, empresa de sistemas de propulsão e eletrónica. As duas entidades vão cooperar no desenvolvmento de motores diesel de baixas emissões para veículos comerciais ligeiros.
As equipas de engenharia do Grupo Renault continuarão a desenvolver motores diesel de baixas emissões para veículos utilitários e também colaborarão com os recursos da engenharia da PUNCH. As duas empresas unem forças para o desenvolvimento das variantes Euro VI e Euro VII dos motores diesel Renault de 4 cilindros para veículos comerciais leves, em produção a partir de 2025.
A PUNCH Torino poderá comprar, utilizar e vender os atuais e futuros motores diesel de 4 cilindros da Renault, que serão produzidos na fábrica de Cléon, na Normandia.
Segundo o comunicado, a PUNCH beneficiará da experiência de longo prazo do Grupo Renault na produção de motores e do conhecimento técnico das equipas em Cléon, oferecendo “os melhores motores a diesel da categoria” de acordo com os regulamentos europeus. Por sua vez, o Grupo Renault beneficia da competência de engenharia e da experiência de mais de quinze anos da PUNCH Torino no desenvolvimento de motores.
Este acordo para os motores diesel insere-se no âmbito do ‘projeto Horse’, enquadradoe na reformulação de unidades de negócio anunciada pela Renault em novembro, que contempla uma joint-venture com a chinesa Geely para motores térmicos e tecnologia híbrida. O fabricante francês procura assim separar as atividades ligadas à eletrificação das suas operações ligadas às tecnologias ‘tradicionais.
A propósito deste acordo de cooperação, o vice-presidente da Renault Engineering, Gilles Le Borgne, comentou: “Temos o prazer de estabelecer uma parceria com a PUNCH Torino, que comprará motores diesel de 4 cilindros Renault para os seus clientes de veículos comerciais ligeiros. É uma prova concreta da relevância do ‘projeto Horse’ que abre novas oportunidades de mercado. Compartilhar competências e investimentos é fundamental para desenvolver motores ICE de baixas emissões que atendam às futuras regulamentações europeias e forneçam aos nossos clientes as melhores soluções da categoria, reduzindo o impacto no meio ambiente”.