A Mercedes-Benz revelou ontem, em conferência de imprensa, os seus planos para o seu próprio sistema operativo, o MB.OS, que está em desenolvimento e será lançado em meados da presente década com a nova plataforma MMA (Mercedes Modular Architecture).
O MB.OS foi concebido e desenvolvido internamente pela marca germânica para “manter o controlo total da relação com os clientes”, bem como assegurar a privacidade dos dados e potenciar a integração de todas as funções do veículo. Foi concebido para ligar os principais aspetos da cadeia de valor da empresa, incluindo o desenvolvimento, a produção, o comércio multicanal e serviços, tornando-o efetivamente um sistema operativo para todas as atividades de negócio da marca.
A Mercedes-Benz explica que, com base na arquitetura chip-to-cloud, o MB.OS beneficia de acesso total a todos os domínios do veículo: informação e entretenimento, condução automatizada, carroçaria e conforto, condução e carregamento. Espera, com esta abordagem estratégica, “oferecer aos seus clientes uma experiência de produto diferenciada e superior”.
“Na Mercedes-Benz dedicamo-nos a construir os veículos mais desejáveis do mundo. Em conformidade, tomámos a decisão de sermos os arquitetos do nosso próprio sistema operativo – uma arquitetura chip-to-cloud excecional que potencia o acesso total ao hardware e ao software dos componentes dos nossos veículos. Ao combinarmos estas competências internas com uma seleção de parceiros tecnológicos líderes a nível mundial, iremos criar uma experiência de cliente notável, desde a assistência à condução, navegação e entretenimento, até ao carregamento integrado. O MB.OS poderá ser atualizado totalmente e ser alvo de constantes melhorias”., referiu Ola Källenius, diretor executivo da Mercedes-Benz.
A empresa afirma que criou o seu sistema operativo para estabelecer uma normalização em todo o seu portfólio de modelos. A plataforma é totalmente atualizável para uma rápida melhoria dos produtos e deliberadamente aberta a parceiros selecionados, permitindo aos clientes terem acesso aos serviços, conteúdos e funções disponibilizadas por estes parceiros.
Estre estes contam-se a NVIDIA, que fornece o seu software, dados e competências a nível de inteligência artificial, bem como o seu sistema em chip Orin para melhorar os sistemas de condução automatizada SAE Nível 2 e Nível 3.
As versões dos veículos também serão equipadas com sensores de última geração, incluindo os sensores LiDAR (Light Detection and Ranging) da Luminar; e na conferência de imprensa de ontem, a Mercedes-Benz anunciou também uma nova colaboração estratégica com a Google, “para desenvolver e implementar uma experiência de navegação no veículo de última geração”.
A Mercedes-Benz congratula-se por ser o primeiro fabricante de automóveis a criar a sua própria experiência de navegação com base em novos dados internos do veículo e na capacidade de navegação da plataforma Google Maps integrada no MB.OS, que visa dar à marca germânica acesso à oferta geoespacial da Google, incluindo informação de trânsito em tempo real e preditiva, com cálculo automático de novo itinerário.
Os condutores poderão também utilizar a aplicação YouTube no sistema de informação e entretenimento quando estiverem estacionados e enquanto utilizam o sistema de condução condicionalmente automatizada DRIVE PILOT Nível 3, sempre que permitido. Além disso, a Mercedes-Benz irá disponibilizar aos clientes o acesso à função Place Details fornecida pela Google, ajudando a encontrar informação detalhada sobre mais de 200 milhões de empresas e locais em todo o mundo, incluindo horários de funcionamento, fotografias, classificações e críticas.
Esta função Place Details estará disponível a partir de hoje em todos os veículos equipados com a última geração do MBUX, em alguns mercados selecionados.
A Mercedes-Benz pretende também expandir as funcionalidades de informação e entretenimento com novas parcerias para aplicações de vídeo, jogos e produtividade. O novo sistema operativo MB.OS irá, nas palavras da marca, abrir novos horizontes no domínio dos videojogos no interior do veículo através da Antstream, que irá fornecer jogos de perícia, também designados jogos de salão. As soluções de videoconferência no veículo serão expandidas através da adição de serviços da Webex e da Zoom.
Condução autónoma e atualizações
A futura geração da condução automatizada SAE Nível 2 será estreada no segmento de luxo de entrada na gama. A Mercedes-Benz explica que a nova plataforma MMA inclui um conjunto completo de sensores e beneficia de novas capacidades de processamento.
Sempre que a legislação local o permitir, os clientes da Mercedes-Benz poderão assim utilizar a função de condução automatizada, devendo sempre manter controlo visual da condução do veículo. Na China, as mudanças de faixa de rodagem iniciadas pelo sistema com base no sistema de navegação também estarão disponíveis.
A marca germânica declara ainda que os fundamentos tecnológicos do MB.OS reforçam as funcionalidades de atualizações de software. Ao dissociar o hardware do software, o sistema operativo permite ciclos de inovação mais rápidos e aumenta a flexibilidade e a rapidez das atualizações.
A Mercedes-Benz pretende também oferecer maior personalização dos serviços através das contas Mercedes me dos clientes, que ligam toda a informação relacionada com os clientes: desde a compra e financiamento, marcações de serviço, até aos dados de carregamento e pagamento. Permite aos clientes ligarem-se à Mercedes-Benz, personalizarem as suas definições e perfis e receberem propostas à medida das suas necessidades específicas.
Os serviços personalizados e as atualizações irão ser separados em três grupos. As funções do veículo como a Navegação, Acesso Remoto, Proteção a 360°, Entretenimento e Comunicação, entre muitas outras, serão agrupadas no grupo MB.Connect e mantidas atualizadas através de atualizações remotas.
Com o MB.Charge, os clientes de veículos elétricos terão acesso a tarifários flexíveis e atrativos em função da distância percorrida dos seus veículos. O sistema pratica tarifas fixas de carregamento e oferece acesso prioritário à rede de postos de carregamento rápido da marca.
Finalmente, com o MB.Drive, os clientes têm a possibilidade de acrescentar funções aos sistemas de assistência à condução nos seus veículos. Os novos modelos estarão equipados com a tecnologia de deteção necessária para permitir a condução assistida de nível 2, e modelos selecionados podem ser encomendados com sistema de condução assistida aperfeiçoada ou condução condicionalmente automatizada de nível 3, com um contrato de termo fixo.
A partir de 2025, certas funcionalidades podem ser atualizadas ao longo do ciclo de vida do veículo através da Mercedes me Store.
A empresa está confiante de que esta abordagem estratégica de desenvolvimento de software e de hardware será a base para receitas contínuas bem como para proveitos adicionais. Em 2022, a Mercedes-Benz gerou mais de mil milhões de euros de receitas associadas a software de produtos e serviços como navegação, trânsito em tempo real ou atualizações de mapas online, esperando multiplicar este valor no futuro.
A empresa prevê que as receitas associadas a software integrado no MB.Connect e no MB.Drive cresçam para um valor ligeiramente superior a mil milhões de euros até meados da década, evoluindo para um valor próximo de dez mil milhões de euros até ao final da década. A partir de hoje, a empresa pretende superar o seu próprio objetivo de um EBIT de mil milhões de euros resultante da venda de serviços digitais em 2025, que já faz parte dos atuais objetivos de lucros.
O software tornar-se-á uma parte substancial do processo de desenvolvimento de produtos e do plano de investimentos da empresa, com 25 por cento do orçamento para investigação e desenvolvimento a ser alocado a software até meados da década. Os objetivos de redução de investimento a médio prazo da empresa não deverão ser afetados.