A Volkswagen anunciou hoje uma atualização alargada do ID.3, o seu primeiro modelo totalmente elétrico, lançado no mercado em 2020. Além de mudanças no design exterior, a segunda geração do ID.3 traz várias novidades no interior, incluindo materiais mais sustentáveis e melhorias a nível de tecnologia.
A gama foi também simplificada, havendo agora duas opções de bateria associadas a uma opção única de motorização elétrica.
No exterior, o novo ID.3 apresenta-se mais “desportivo” e “musculado”, de acordo com a Volkswagen. A principal mudança é a dianteira totalmente redesenhada, com um para-choques mais simples, onde se destacam as entradas de ar alargadas; e o novo capô, que perde a faixa negra sob o para-brisas.
A marca alemã destaca também as soluções “inteligentes” que permitiram melhorar o desempenho aerodinâmico do ID.3, que atinge um Cx (projetado) de 0,263: as entradas de ar alargadas do para-choques que otimizam o fluxo de ar à volta das rodas dianteiras, as jantes planas e a ‘cortina’ do radiador acionada eletronicamente, que abre apenas quando necessário, para não perturbar o fluxo de ar sobre o capô.
O novo ID.3 está também disponível numa gama de cores mais alargada.
No interior, a Volkswagen afirma ter ouvido (as críticas d)os clientes, respondendo com um design completamente renovado que privilegia materiais mais sustentáveis e de maior qualidade, procurando, ao mesmo tempo, aumentar a sensação de conforto. Assim, não é utlizado nenhum material de origem animal e os assentos e painéis das portas são revestidos com a microfibra Artvelours Eco, produzida com 71% de plástico reciclado, que havia já sido reciclado anteriormente pelo menos uma vez.
Várias superfícies do habitáculo integram agora espumas, tornando-se assim mais suaves, com o objetivo de melhorar a componente háptica.
O ecrã central cresce para 12 polegadas e torna-se mais intuitivo, com menus simplificados, integrando várias sugestões dos clientes. O novo ID.3 integra também o sistema de controlo por voz Hello.ID e estreia um head-up display de realidade aumentada, que projeta informações de velocidade, navegação e outras funções do veículo no para-brisas – para o condutor, estas informações parecem estar 10 metros à frente do veículo, a “perspetiva correta” segundo a Volkswagen.
Ainda no que respeita à tecnologia a bordo, a marca alemã refere as atualizações remotas (over the air) de software e as melhorias a nível de conectividade, nomeadamente no planeamento de rotas em viagens longas. As paragens para carregar a bateria são avaliadas de forma dinâmica, em função de elementos como tráfego e capacidade das estações de carregamento. O sistema pode, por exemplo, sugerir duas paragens curtas em estações de maior potência, em vez de uma paragem mais longa numa estação mais lenta.
No campo da assistência à condução, o destaque vai para o sistema opcional Travel Assist com swarm data. Os dados recolhidos por diferentes veículos da frota Volkswagen, carregados em cloud, permitem que o sistema atue em conjunto com o cruise control adaptativo e com o sistema de manutenção na faixa de rodagem para, por exemplo, mudar de faixa automaticamente em autoestradas (a partir de 90 km/h) ou manter-se na faixa em estradas rurais que tenham apenas uma linha reconhecível.
A segunda geração do ID.3 traz também uma simplificação da gama. Mantém o motor elétrico de 150 kW (204 cv) e 310 Nm no eixo traseiro, que pode agora ser combinado com duas opções de bateria: 58 kWh no ID.3 Pro e 77 kWh no ID.3 Pro S, para autonomias (WLTP) de 426 km e 546 km, respetivamente.
O ID.3 Pro pode ser carregado 5% a 80% em 35 minutos, com ligação de 120 kW. Já o Pro S admite carregamentos até 170 kW, necessitando de 30 minutos para os mesmos valores de carga de bateria.
O novo Volkswagen ID.3 tem o início de produção agendado para o mês de abril e o lançamento oficial acontecerá durante o verão. As primeiras entregas estão previstas para o terceiro trimestre do ano.