fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Audi Vision Portugal: marca alemã promete mobilidade ‘premium’ 100% elétrica até 2030

A Audi realizou, na última quinta-feira, o Audi Vision Portugal, um evento que trouxe consigo um balanço do ano de 2022 e as novidades para 2023. O evento incluiu ainda a revelação de dois dos veículos que fazem parte da nova gama de 100% elétricos – o Q8 e-tron e o A6 Avant e-tron concept.

Para apresentar a estratégia e os resultados alcançados pela Audi no último ano, juntaram-se a Nuno Mendonça, diretor-geral da Audi em Portugal, o vice-presidente de Produto e-tron da Audi AG, Fermin Soneira, e Jens Puttfarcken, vice-presidente de Vendas da Europa da empresa.

A marca começou por apresentar os resultados de 2022. Comparativamente ao ano anterior, o total de todas as vendas de veículos elétricos Audi cresceu 45% na Europa e 49% em Portugal, o que levou a marca a atingir uma quota de 5% no mercado dos elétricos. Atualmente o peso de clientes Audi que procuram modelos exclusivamente modelos elétricos representa já mais de 30% das vendas da marca em Portugal. Com estes resultados, a Audi voltou ao top 3 entre as marcas premium, em Portugal.

O evento prosseguiu com a apresentação do Audi Q8 e-tron, o SUV elétrico topo de gama que, de acordo com a marca germânica, se destaca pelo seu conceito de propulsão otimizado, aerodinâmica melhorada, desempenho de carregamento e capacidade de bateria, com a autonomia (WLTP) aumentada até 582 km na versão SUV e 600 quilómetros na versão Sportback. A Audi chama ainda a atenção para o exterior renovado, especialmente as mudanças na dianteira.

Por sua vez, o A6 Avant – o primeiro Avant 100% elétrico – é um protótipo construído sobre a nova plataforma PPE (Premium Platform Electric). Apresenta-se com uma autonomia superior a 700 km, além de uma capacidade de carregamento que permite reabastecer a bateria de 5% até 80% em 20 minutos. Acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de 4 segundos.

A partir de 2026, a Audi passará a lançar exclusivamente automóveis com acionamento elétrico, passando a ter uma frota totalmente eletrificada até ao final da década.

“A nossa visão para a Audi é clara e os resultados conquistados são uma motivação constante. Ao ouvirmos o caminho que a Audi AG está a preparar para o futuro e ao vermos os magníficos produtos que serão colocados no mercado em breve, tendo o Q8 e-tron e a A6 Avant e-tron como bons exemplos, queremos comunicar-vos que a Audi em Portugal assume voluntariamente o compromisso de vender, exclusivamente, viaturas 100% elétricas antes de 2030!”, afirmou Nuno Mendonça.

Show More