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Opel participa em projeto de condução autónoma na Alemanha

A Opel anunciou hoje a sua participação no projeto STADT:up (Solutions and Technologies for Automated Driving in Town: an urban-mobility project).

Financiado pelo Ministério Federal Alemão para os Assuntos Económicos e Ação Climática, o projeto “visa dar um grande passo a caminho do objetivo de viabilizar a condução autónoma em áreas urbanas até ao final de 2025”. Os engenheiros da Opel, um dos 23 parceiros do consórcio, vão trabalhar no desenvolvimento do reconhecimento do ambiente, por parte dos veículos, com base na inteligência artificial (IA) e na tradução para uma reação específica à situação na condução autónoma. A Opel pretende apresentar um protótipo com reconhecimento de ambiente complexo em áreas urbanas até ao final de 2025.

“Ao participar no projeto STADT:up, a Opel, como a nossa marca alemã, está a avançar ainda mais na condução autónoma em tráfego urbano, em nome da Stellantis. Os engenheiros do Centro de Engenharia de Rüsselsheim recorrem a muitos anos de experiência neste campo. Ao mesmo tempo, estamos a reforçar a nossa boa cooperação com instituições de investigação fora da empresa e a continuar o nosso empenho em apoiar jovens cientistas”, afirmou Frank Jordan, Head of Innovation da Stellantis na Alemanha.

O projeto STADT:up destina-se a soluções escaláveis de ponta a ponta para a mobilidade urbana do futuro. Os veículos devem também ser capazes de lidar com cenários complexos de tráfego na cidade com segurança e de responder adequadamente a todas as situações em milissegundos. As várias missões da condução autónoma variam desde a perceção abrangente do ambiente e a localização dos utilizadores da estrada através da previsão, interação e cooperação com outros veículos, até ao comportamento e planeamento de manobras do próprio veículo do utilizador.

A questão de como se desenvolverá o tráfego misto composto por peões, ciclistas, veículos partilhados e transportes públicos locais é também de importância central. De forma correspondente, conceitos futuros adequados e os requisitos derivados das necessidades dos utilizadores também serão desenvolvidos no projeto.

Os fatores-chave são a preparação e programação dos sistemas dos veículos, tais como a câmara, o LiDAR e radares para todos os cenários possíveis até que estes sejam implementados no sistema informático.

Paralelamente à melhoria da robustez, o objetivo das atividades de investigação é melhorar a rastreabilidade das decisões das redes neurais profundas e utilizá-las para verificar a plausibilidade de um sistema de condução autónoma. Pretende-se com isto fornecer alicerces para o desenvolvimento do reconhecimento do ambiente na condução altamente autónoma e contribuir para o teste e validação eficientes das funções de IA relevantes para a segurança.

O projeto é liderado pela Bosch e conta com a participação de vários fornecedores do setor automóvel, bem como parceiros tecnológicos, universidades e instituições de investigação. No encerramento do projeto, previsto para dezembro de 2025, deverão ser conjuntamente apresentados os protótipos desenvolvidos, sendo que a Opel afirma ter como objetivo da demonstrar o desempenho do sistema de reconhecimento do ambiente com o seu próprio veículo de teste.

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