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O futuro dos carregamentos elétricos segundo a Hyundai

O Hyundai Motor Group apresentou um robô de carregamento automático (ACR – Automatic Charging Robot) para veículos elétricos, desenvolvido com o propósito de tornar a tarefa de carregamento mais fácil e conveniente.

O ACR é um robô com um braço capaz de conectar um cabo à porta de carregamento de um veículos elétrico e removê-lo novamente quando o carregamento estiver concluído.

Quando o veículo está parado, recebe instruções do ACR para abrir a tampa da porta de carregamento. O robô calcula então a localização e o ângulo exato de entrada através de uma câmara, ligando depois o carregador à porta de carregamento do veículo para iniciar o processo. Após a conclusão do carregamento, o robô remove o carregador e fecha a tampa da porta de carregamento.

“O ACR ajudará a tornar o carregamento de veículos elétricos mais fácil e conveniente, especialmente em ambientes escuros. Também melhorará a acessibilidade, principalmente para pessoas com barreiras à mobilidade, pois os cabos de carregamento tornam-se mais grossos e pesados para permitir o carregamento de alta velocidade”, disse Dong Jin Hyun, diretor do laboratório de robótica do Hyundai Motor Group. “Continuaremos a desenvolver o ACR para maior segurança e conveniência, para que todos os clientes de veículos elétricos possam, em breve, beneficiar da sua utilização nas estações de carregamento”.

A Hyundai apresenta o ACR como “um exemplo da tecnologia avançada de robôs do Grupo”, explicando que o seu laboratório de robótica considerou diversas variáveis no desenvolvimento do robô, como o local de estacionamento do veículo, o formato da porta de carregamento, as condições meteorológicas, eventuais obstáculos e o peso do cabo de carregamento.

Para que o ACR consiga prender, em segurança, um carregador à porta de carregamento de um veículo, o Grupo desenvolveu um algoritmo que aplica a tecnologia de Inteligência Artificial, baseada em câmaras 3D, com sistemas de controlo “de última geração” capazes de manipular com precisão carregadores pesados.

Uma vez que a maioria dos carregadores de veículos elétricos são instalados ao ar livre, sem cobertura, os engenheiros da Hyundai construíram uma estação de carregamento de veículos elétricos ao ar livre no centro de I&D da empresa, para avaliarem o desempenho do robô em diferentes condições. A empresa garante que o ACR atingiu um Índice de Proteção IP65, com proteção total contra água (a baixa pressão), pó e resíduos, estando assim preparado para operar de forma estável em todas as condições, mesmo em ambientes extremos.

Os engenheiros da empresa coreana instalaram ainda um sistema de sensores laser em torno do robô, que lhe permite detetar obstáculos, estacionários e móveis, de forma a evitar acidentes.

O Grupo espera que os robôs de carregamento automático aumentem significativamente a conveniência do carregamento de veículos elétricos. Por exemplo, no futuro, quando combinados com sistemas de controle de estacionamento autónomo, este robôs podem melhorar a eficiência de utilização, carregando sequencialmente vários veículos estacionados.

A Hyundai vai mostrar o ACR ao vivo pela primeira vez no início de abril, durante a edição de 2023 do Seoul Mobility Show.

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