fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Alemanha aprova passe de 49 euros para todos os transportes públicos

A câmara baixa do parlamento alemão aprovou os planos do governo para a introdução de um passe mensal de 49 euros, que dá acesso a viagens ilimitadas em comboios regionais, sistemas de metro, elétricos e autocarros regionais em todo o país.

O passe de 49 euros continua o esquema introduzido entre junho e agosto de 2022, que possibilitava aos alemães adquirirem um passe mensal para todos os transportes públicos por 9 euros. Este esquema tornou-se altamente popular, estimando-se que cerca de metade da população adulta do país tenha aderido.

A votação no Busdestag abriu assim caminho para o governo federal suportar metade do custo anual do novo passe mensal, no valor de 3 mil milhões de euros, durante os próximos três anos. Os restantes 50% serão suportados pelos 16 estados federados.

Espera-se agora que a proposta receba a aprovação do Bundesrat, a câmara alta do parlamento, no dia 31 de março, de forma a permitir que o esquema entre em vigor no primeiro dia de maio.

O ministro dos Transportes da Alemanha, Volker Wissing, do FDP, referiu o novo passe mensal – chamado de ‘bilhete da Alemanha’ pelo governo do país – como um “modelo para toda a Europa” impulsionar a utilização dos transportes públicos.

O passe, disponível em formato digital através de uma aplicação para smartphone ou num cartão físico, funcionará em regime de subscrição, cancelável até ao dia 10 de cada mês. Dá acesso a todos os transportes públicos do país, excepto autocarros e comboios de longa distância, nomeadamente a rede de alta-velocidade.

Em virtude das diferenças entre os regulamentos dos vários estados, os passes comprados em diferentes cidades ou regiões têm regras e complementos distintos. Por exemplo, em Schleswig-Holstein, no norte do país, o passe permite aos passageiros o transporte gratuito de uma bicicleta ou de um animal de estimação pequeno. Já no sul, na cidade de Estugarda, os detentores do passe podem transferi-lo para terceiros, como parentes ou amigos, por 9,90 euros adicionais; e na Baviera, os estudantes terão apenas de desembolsar 29 euros por mês.

Show More