fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Hyundai Ioniq 6 já está à venda

A Hyundai anunciou que o Ioniq 6 está disponível para venda em Portugal desde a semana passada. Depois do Ioniq 5 lançado em 2022, este segundo modelo da submarca dedicada exclusivamente aos veículos elétricos destaca-se, nas palavras do fabricante sul-coreano, pelo seu nível tecnológico e pela autonomia elevada.

O Hyundai Ioniq 6, que a marca chama de Electrified Streamliner, é construído sobre a sua Plataforma Modular Global-Elétrica (E-GMP). Apresenta-se com uma distância entre eixos de 2.950 mm, com jantes de 18 polegadas, e um comprimento total de 4.855 mm, 1.880 mm de largura e 1.495 mm de altura, que a Hyundai garante conferir “uma aparência distinta e elegante”, com uma silhueta aerodinâmica – coeficiente aerodinâmico de 0,21 – e linhas minimalistas.

Tal como o modelo que o precede, tem nas ‘luzes pixelizadas’ – que a Hyundai denomina “Pixéis Paramétricos” – uma das principais marcas da sua identidade de design: integra mais de 700, em diferentes pontos do veículo, como faróis, luzes traseiras combinadas, sensores inferiores dianteiros, saídas de ventilação e o indicador de consola central.

É capaz de percorrer até 777 km com uma carga completa de bateria (ciclo WLTP urbano) e possui capacidade de carregamento ultrarrápido de 800 V, que permite carregar 80% do total da bateria em 18 minutos. É também compatível com a fonte de alimentação de 400 V e com a fonte de alimentação de corrente alternada.

A bateria de 77 kWh é opção única, emparelhada com um ou dois motores. A versão monomotor, de tração traseira, apresenta-se com uma potência de 168 kW (228 cv); a versão de tração integral disponibiliza 430 kW (325 cv).

Interior como um “casulo”

De acordo com a Hyundai, o interior do Ioniq 6 foi especialmente desenvolvido para servir como um habitáculo confortável e acolhedor, destacando características como a sustentabilidade e a resistência dos materiais escolhidos.

A marca explica que, desde o início do seu desenvolvimento, o interior do Ioniq 6 foi criado para ser um “Espaço Vivo” e romper com a visão estereotipada do carro como um simples meio de transporte: funciona simultaneamente como “um refúgio confortável, semelhante a um casulo”, e como um espaço onde os utilizadores podem trabalhar, descansar e “desfrutar de tempo de qualidade”.

A plataforma E-GMP possibilita a criação de uma primeira fila mais ampla, um piso totalmente plano, juntamente com a remoção de botões das portas da frente, com o objetivo de tornar o espaço mais leve e criar espaço de armazenamento adicional. A consola central foi concebida para suportar um portátil e inclui duas portas USB-C e uma porta USB-A, para alimentar vários dispositivos. Sob os bancos da segunda fila existe ainda uma ficha V2L (Vehicle-to-Load) de 110 V/220 V, que pode fornecer até 3,6 kW de potência.

A Hyundai garante que a distância entre eixos e o piso plano do Ioniq 6, fazem com que os bancos traseiros sejam “tão espaçosos e confortáveis” como os bancos da primeira fila. Estes últimos, por sua vez, especificamente fabricados para veículos totalmente elétricos, são aproximadamente 30% mais finos do que os dos modelos convencionais, proporcionando mais espaço no interior do habitáculo.

A Iluminação Ambiente selecionável em dois tons permite aos utilizadores escolherem entre um leque de 64 cores e seis temas pré-selecionados, desenvolvidos por especialistas.

O painel modular de ecrã tátil do Hyundai Ioniq 6 integra um ecrã de infotainment de 12” e um cluster digital, também de 12”. O sistema de infotainment fornece, em tempo real, um mapa visual da viagem com base no estado atual da bateria, aliado ao sistema que permite ajudar a procurar e planear a melhor rota, de forma a incluir postos de carregamento ao longo do percurso.

Além de compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, está também disponível um suporte multiconexão Bluetooth, permitindo o emparelhamento simultâneo de dois dispositivos – um para chamadas e outro para transmissão de música. Suporta ainda atualizações remotas (OTA) de software.

Segurança

A Hyundai destaca que, em 2022, o Ioniq 6 liderou o segmento EV do Euro NCAP, tendo sido classificado como o ‘Melhor na sua Classe’ na categoria de ‘Grande Familiar’. Está equipado com sete airbags de série, incluindo um airbag central do banco do condutor para segurança passiva adicional.

Está equipado com o Sistema Avançado de Assistência à Condução Hyundai Smart Sense, que inclui o Assistente à Condução em Autoestrada (HDA 2), que ajuda a manter distância e velocidade definidas do veículo dianteiro e que auxilia o condutor a manter o veículo no centro da faixa de rodagem –condução autónoma de Nível 2.

O Cruise Control inteligente (NSCC) ajuda a manter a distância do veículo dianteiro e a conduzir a uma velocidade definida pelo condutor. A tecnologia usa também as informações rodoviárias do sistema de navegação para o apoio à condução e ajusta a velocidade para uma condução segura em curvas e cruzamentos.

Em Portugal o Hyundai Ioniq 6 está disponível em duas versões, Premium e Vanguard, a partir de 59.390 euros, com as pirmeiras entregas a acontecerem já durante este mês. O modelo mantém a garantia da marca de sete anos sem limite de quilómetros, oito anos de garantia da bateria ou 160.000 km de garantia da bateria, sete anos de assistência em viagem e sete anos de diagnósticos anuais gratuitos.

Show More