O fabricante californiano de automóveis elétricos Fisker está a expandir a sua gama de produtos. Para além do Ocean SUV, a empresa revelou planos para um compacto elétrico, uma carrinha de luxo, uma carrinha pickup e o Force E SUV no seu evento Product Vision Day 2023, em agosto.
Especializada em veículos elétricos movidos a bateria, a Fisker já lançou o Ocean SUV, que tem 4,774 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 2,921 metros. Com motores combinados de 571 cv, uma velocidade máxima de 205 km/h e uma impressionante bateria de 113 kWh (para modelos deste tipo), o Ocean SUV promete uma autonomia de até 707 km no ciclo WLTP (ou 525 km no método EPA dos EUA).
No entanto, o Ocean não será o único modelo da Fisker por muito tempo. Um dos próximos lançamentos é o Pear (Personal Electric Automotive Revolution), um hatchback compacto com menos de 4,5 metros de comprimento e preço inicial de US$ 29.000 nos EUA. Com lançamento previsto para 2025, o Pear será construído sobre a plataforma SLV1, feita inteiramente de aço para reduzir custos, utilizando 35% menos peças na fabricação.
Em contrapartida, o Ronin será um modelo orientado para a emoção. Concebido como um supercarro, o Ronin terá elementos de estilo inspirados no Fisker Karma de 2012. Equipado com três motores elétricos que totalizam mais de 1000 cv, espera-se que atinja os 0-97 km/h em 2 segundos. A bateria deste modelo, prevista para o final de 2025, terá como objetivo uma grande autonomia, cerca de 965 km.
Outro membro da nova família Fisker será a pick-up Alaska, uma escolha estratégica para o mercado norte-americano. Baseada na plataforma FT31, uma versão alongada e reforçada da utilizada no Ocean, a Alaska terá um preço estimado em cerca de 45 400 dólares e uma autonomia que varia entre 370 e 547 km, consoante a versão e o método EPA.
O último modelo anunciado é o Force E, que pode ser visto como uma versão mais robusta do Ocean SUV. Com vias mais largas, maior distância ao solo, pneus e jantes de grandes dimensões, o Force E destina-se a aventuras fora de estrada, desde que exista uma rede de estações de carregamento disponível.
Com um design deslumbrante, tecnologia de ponta e autonomia líder na sua classe, estes novos modelos mostram que a Fisker está determinada a conquistar novos territórios e a abrir caminho para um futuro elétrico entusiasmante e sustentável.