A Honda fez a estreia mundial de dois modelos protótipos na CES 2025 – o Honda 0 Saloon e o Honda 0 SUV – que serão os primeiros veículos da Honda 0 Series a entrarem nos mercados globais a partir de 2026. A Honda também apresentou o seu sistema operativo (SO) original para veículos, o ASIMO OS, que será aplicado à sua série global de veículos elétricos.
Honda 0 Saloon
Ao fazer avançar o modelo conceptual apresentado no ano passado na CES 2024, o protótipo do Honda 0 Saloon foi desenvolvido em preparação para um lançamento no mercado em 2026. Mantendo o design exato do modelo conceptual, o protótipo apresenta uma altura baixa e um estilo desportivo que distingue a berlina de outros veículos elétricos,
bem como um espaço interior mais espaçoso do que seria de esperar com base nas dimensões exteriores.
O Honda 0 Saloon, o modelo emblemático da Honda 0 Series, irá basear-se na recém-desenvolvida arquitetura dedicada de veículos elétricos e apresentará uma série de tecnologias de próxima geração que incorporam a abordagem de desenvolvimento “Thin, Light and Wise”.
Na CES 2025, a Honda concentrou-se na introdução de determinadas tecnologias e caraterísticas que contribuem para o valor “Wise” do Honda 0 Saloon. Isto inclui a tecnologia de condução autónoma altamente fiável de Nível 3, que a Honda colocou emprática pela primeira vez no mundo, bem como a “otimização ultra-pessoal” que oferecerá uma experiência de mobilidade personalizada para cada utilizador individual, algo que será possível com o ASIMO OS.
O modelo de produção do Honda 0 Saloon deverá ser introduzido primeiro no mercado norte-americano, em 2026, e depois nos mercados mundiais, incluindo Japão e Europa.
Honda 0 SUV
Com base no modelo conceptual Space-Hub apresentado na CES 2024, que propõem o novo valor dos veículos elétricos da Honda como um “espaço” para as pessoas, a empresa apresenta o protótipo de um SUV elétrico de tamanho médio – que será o primeiro modelo da Honda 0 Series. Ao aplicar a abordagem “Thin, Light and Wise” a um SUV, o espaço interior foi aumentado e foi conseguido um habitáculo espaçoso com um campo de visão excecionalmente claro e sem restrições, com grande flexibilidade.
Juntamente com a grande variedade de tecnologias de última geração, o Honda 0 SUV aplicará uma estimativa de atitude de alta precisão e controlo de estabilização. Este controlo é baseado em sensores giroscópicos 3D, tecnologia que a Honda criou através do desenvolvimento das suas tecnologias robóticas originais, para permitir ao condutor uma dinâmica à vontade em várias superfícies de estrada.
O modelo de produção do Honda 0 SUV deverá ser introduzido no mercado norte- americano, no primeiro semestre de 2026, e depois nos mercados mundiais, incluindo Japão e Europa.
ASIMO OS
Os modelos da Honda 0 Series serão equipados com o ASIMO OS, o sistema operativo original da Honda, desenvolvido de raiz para veículos, que será a tecnologia central para alcançar o valor “Wise” da série global de veículos elétricos.
O ASIMO era um robô humanoide capaz de andar de forma autónoma, desenvolvido como parte da investigação tecnológica fundamental da Honda, com o objetivo de ajudar as pessoas e, ao mesmo tempo, coexistir em sociedade. A Honda iniciou a investigação e o desenvolvimento da robótica em 1986 e apresentou o ASIMO em 2000. Este robô tornou- se um ícone no domínio da robótica entre os anos 2000 e 2010 e era apreciado por pessoas de todo o mundo.
Mesmo depois de concluir o desenvolvimento do ASIMO, a Honda tem vindo a desenvolver as suas tecnologias de robótica, incluindo as que reconhecem ambientes externos e o controlo autónomo do comportamento, permitindo ao ASIMO compreender as intenções das pessoas à sua volta. Ao combinar as tecnologias de robótica com tecnologias de inteligência avançadas para a Honda 0 Series, a empresa esforça-se por oferecer um valor único para veículos definidos por software (SDV).
Como plataforma de software, o ASIMO OS aplicará o controlo integrado de unidades de controlo eletrónico (ECU) para sistemas de veículos como a condução autónoma/sistemas avançados de assistência ao condutor (AD/ADAS) e o sistema de infoentretenimento no veículo.
Ao atualizar constantemente o software de bordo através de atualizações over-the- air (OTA), mesmo após a compra do veículo, as funções e os serviços serão continuamente adaptados de acordo com as preferências e as necessidades de cada utilizador. As funções e os serviços sujeitos a atualizações constantes incluem os que aumentam o valor do “espaço” e a experiência de utilização digital, que garante uma experiência de mobilidade divertida e confortável. Além disso, o controlo integrado de dinâmica, exclusivo da Honda, determina o prazer de conduzir, permitindo que o condutor se sinta em harmonia com o veículo.
Tecnologia de condução autónoma
Em 2021, a Honda tornou-se o primeiro fabricante de automóveis do mundo a colocar o equipamento de condução autónoma de Nível 3 em uso prático com o lançamento do novo Legend equipado com Honda SENSING Elite, que se qualificou para a condução autónoma de Nível 3 (eyes-off) e automação de condução condicional em áreas limitadas.
A Honda desenvolveu o Honda SENSING Elite para colocar esta tecnologia AD em utilização prática, antecipando todas as condições e cenários de condução com base na premissa de que, para além de reduzir o número de colisões de trânsito na sociedade, a Honda AD deve eliminar completamente os acidentes de trânsito que as pessoas pensam que um “condutor humano poderia evitar”.
A Honda acredita que a utilização generalizada da tecnologia “eyes-off” levará à concretização de zero mortes por colisão no trânsito, no futuro. Com base nesta convicção, a Honda esforçar-se-á por oferecer veículos de condução autónoma acessíveis a mais clientes em todo o mundo através da Honda 0 Series.
Para este fim, a Honda aplicou uma tecnologia de IA original da Honda que combina a tecnologia de aprendizagem não supervisionada do Helm.ai e os modelos de comportamento de condutores experientes, que permitem à IA aprender com quantidades menores de dados e expandir eficientemente a quantidade de situações em que a condução autónoma e a assistência ao condutor podem estar disponíveis.
Além disso, a Honda aplicará a sua IA cooperativa original desenvolvida através da investigação sobre pessoas e mobilidade para melhorar ainda mais a precisão do comportamento colaborativo, tal como ceder o direito de passagem a outros na estrada, o que é difícil mesmo para um condutor humano. Ao aplicar estas tecnologias avançadas, a Honda irá criar um sistema de assistência ao condutor altamente fiável, capaz de responder rápida e adequadamente a situações inesperadas, como um animal que entra na faixa de rodagem ou um objeto que cai na estrada.
Os modelos da Honda 0 Series serão equipados com um sistema que permite alargar a gama de condições de condução em que a assistência ao condutor e a condução autónoma de Nível 3 estarão disponíveis. Esta expansão começará com a tecnologia “eyes-off” disponível em situações de congestionamento de tráfego nas autoestradas, e continuará através de atualizações OTA.
Com a condução autónoma de Nível 3, o veículo será responsável pela condução, o que permitirá ao condutor humano efetuar uma “segunda tarefa” enquanto se desloca para o seu destino, quer seja ver um filme ou participar remotamente numa reunião. A Honda vai avançar ainda mais com as suas tecnologias e tornar-se-á o primeiro fabricante de automóveis a alargar a aplicação das funções de “eyes-off” a todas as situações de condução, abrindo novas possibilidades de mobilidade.