O salão automóvel de Barcelona abriu as portas ao público no sábado, dia 10 de maio, com a atenção centrada na vertiginosa evolução que o automóvel tem vindo a experimentar nas últimas décadas. Refletindo, em particular, sobre as incógnitas de um presente em que o conceito tradicional do automóvel e os seus usos parecem estar a ser profundamente revistos.
Sob o nome Automobile Barcelona, o salão mostra o esforço do conjunto de marcas que continuam a apostar no modelo clássico de feira com stands grandiosos, como ferramenta para apresentar a sua oferta completa de veículos. A fórmula baseia-se em stands de grandes dimensões e gigantescos videowalls, que funcionam como antecâmara para os painéis panorâmicos interiores exibidos nos tabliers dos modelos mais recentes das marcas, conferindo-lhes uma aparência de posto de comando de uma nave espacial.
Estão presentes 29 marcas no certame. Destaca-se, sem dúvida, a supremacia das marcas emergentes, principalmente oriundas da China, cuja participação de relevo anuncia, de forma premonitória, o futuro imediato do mercado automóvel — um mercado que já coloca em causa a sobrevivência de algumas grandes marcas históricas, cuja ausência da feira parece confirmar uma fase de retirada, a pensar na reforma, e em como serão referidas nos livros de história do automóvel.
Alpine, Baltasar, BYD, Cupra, DR, Ebro, E-Miles, EVO, Ford, Honda, Hyundai, ICHX, Jaecoo, Kate, KGM, Leapmotor, Lynk&Co, MG, Mobilize, Nissan, Omoda, Renault, Seat, Sportequipe, Suzuki, Tesla, Tiger, Volvo e Xpeng expõem os seus veículos com diferentes tipos de motorização, com uma clara aposta na eletrificação, confiando que a dinamização das vendas do setor virá da rendição do utilizador às vantagens, cada vez mais evidentes, das novas tecnologias aplicadas ao setor automóvel.
O Salão Internacional de Barcelona mostra, assim, a evolução da espécie do veículo motorizado. Neste sentido, destaca-se como eixo central da exposição o espaço dedicado à celebração do 75.º aniversário da SEAT que, para comemorar esta efeméride, levou até ao recinto da Fira o seu museu de veículos completo. A marca apresenta todos os seus modelos icónicos numa instalação que serpenteia pela praça central exterior da Fira, ilustrando a história da empresa desde o seu nascimento até ao presente, onde, metaforicamente, os seus novos veículos — já sob a marca Cupra — se aventuram por um espaço sensorial em que a digitalização impulsiona o futuro tecnológico do automóvel.
Entre os lançamentos que decorrem durante a feira, destacam-se o Ebro S400 e o MG S5. Também merecem referência o Ford Puma Gen-E, o Hyundai Ioniq 9, o Renault 4, o Mobilize Duo e o Mobilize Bento, o Omoda 9 SHS e o Leapmotor C10 REEV.
O Salão Internacional do Automóvel conta com a montagem de boxes das marcas na sua avenida central, onde os visitantes podem realizar test drives ao volante dos modelos de combustão, elétricos, híbridos e híbridos plug-in, no traçado do emblemático circuito urbano de Montjuïc, atualmente integrado na circulação quotidiana da cidade.
O programa de atividades inclui ainda uma zona de exposição dedicada ao mundo do cinema — “Movie Machines” — que conta com a presença de alguns veículos que se tornaram verdadeiros mitos do universo cinematográfico.
O Congresso Anfac-Fecavem, sob o lema “Acelerando para uma mobilidade sustentável”, teve lugar no dia 9 de maio e abordou vários aspetos da nova mobilidade urbana, a sustentabilidade, o desenvolvimento da infraestrutura de carregamento de veículos elétricos em Espanha, e o veículo conectado, autónomo e seguro.
Os 15.ºs Prémios Automobile Barcelona distinguiram iniciativas para o impulso da sustentabilidade no setor da mobilidade. Destacam-se os seguintes prémios:
- Na categoria Be Green, o prémio foi atribuído à MG, pela sua implicação e constância no desenvolvimento da tecnologia híbrida.
- O prémio Be Market foi para a marca Leapmotor, pertencente ao Grupo Stellantis, pela sua rápida e bem-sucedida entrada no mercado.
- O galardão Be Mobility foi atribuído à Mobilize, marca do Grupo Renault, pelo seu firme compromisso com a mobilidade sustentável.
- Na categoria tecnológica, a Omoda-Jaecoo recebeu o prémio Be Technology, pela sua aposta na tecnologia SHS (Super Hybrid System) nos seus modelos híbridos plug-in.
- O Automobile Barcelona quis também reconhecer, nesta edição de 2025, Alejandro Mesonero, atual vice-presidente de design da Alfa Romeo, pela sua carreira profissional e contribuição para o desenvolvimento de novas linguagens estéticas.
O Salão Internacional do Automóvel da Fira de Barcelona celebra a sua 43.ª edição de 9 a 18 de maio, no recinto de Montjuïc. O certame, com o apoio da Associação Espanhola de Fabricantes de Automóveis e Camiões (ANFAC), tem uma clara aposta na promoção da ecomobilidade e no relançamento das vendas no setor automóvel.
José María Quesada – 10 de maio de 2025