fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

BYD conquista o público no SAHE 2025: mobilidade sustentável, inovação e o futuro da marca em Portugal

No âmbito do SAHE 2025, conversámos com Francisco da Silva, Head of Product and Planning da BYD, para perceber o significado do prémio “Escolha do Público”, a crescente preferência dos consumidores portugueses por soluções de mobilidade sustentável e o papel que a marca tem vindo a assumir neste processo de transformação do setor automóvel. Nesta entrevista, o responsável aborda ainda os fatores que tornam o BYD Seal 6 DM-i Touring um modelo de referência, a importância do contacto direto do público com as novas tecnologias e as perspetivas de inovação elétrica e híbrida da BYD para os próximos anos em Portugal.

O que significa para a marca receber o prémio “Escolha do Público” no SAHE 2025?

O prémio “Escolha do Público” no SAHE 2025 é um enorme motivo de orgulho para a BYD, mas, igualmente, uma grande responsabilidade. Para além de ser o reconhecimento direto do público português, demonstra também a confiança que os consumidores têm na Tecnologia Super Híbrida Plug-in DM-i, desenvolvida pela BYD.

Na vossa opinião, o que faz do BYD Seal 6 DM-i Touring um favorito do público?

Primeiramente, no âmbito do portefólio da marca, o BYD Seal 6 DM-i Touring marca a estreia da carroçaria Touring (carrinha) no mercado nacional, aliada a um design com linhas fluidas e cativantes. Paralelamente, este modelo está equipado com a Tecnologia Super Híbrida Plug-in DM-i, que permite uma autonomia em modo 100% elétrico que ronda os 100 quilómetros e uma autonomia combinada (elétrico + combustível) de 1350 quilómetros, o que é uma referência em modelos híbridos plug-in. Importa também mencionar que o BYD Seal 6 DM-i Touring está disponível numa única versão, totalmente equipada e com um pacote completo de equipamentos de segurança e assistência à condução. Por fim, o modelo é uma referência em termos de habitabilidade, oferecendo um amplo espaço interior para todos os ocupantes.​

Como é que o SAHE contribui para aproximar o público das marcas e das novas soluções de mobilidade?

O SAHE desempenha um papel fundamental ao aproximar as pessoas das marcas e das inovações que estão a moldar o futuro da mobilidade. Paralelamente, ao permitir experiências interativas, test-drives e atividades pedagógicas, estas experiências de contacto permitem ao público experimentar viaturas ou simplesmente tirar dúvidas, o que acaba por fomentar ainda mais a curiosidade, a confiança e o entusiasmo em torno dos veículos elétricos e híbridos, facilitando a transição para uma mobilidade mais sustentável. Pessoalmente, conheço várias pessoas que esperam pelo SAHE para experimentar e conhecer diferentes modelos e, posteriormente, tomar a decisão de compra.

Este prémio reflete uma tendência de mercado? Sentem que os consumidores estão cada vez mais atentos à mobilidade sustentável?

O crescimento da eletrificação no setor não é uma tendência, mas sim uma mudança estrutural, fomentada não só pela legislação cada vez mais exigente relativamente às emissões de gases com efeito de estufa, mas também pela mudança nos hábitos de consumo. Se olharmos para os dados do mercado português entre janeiro e novembro de 2025, cerca de 23% dos ligeiros de passageiros matriculados nesse período são viaturas 100% elétricas e cerca de 15% são viaturas híbridas plug-in. Os consumidores estão mais informados, exigentes e comprometidos com escolhas sustentáveis. Na BYD, sente-se esse movimento todos os dias, refletido no crescimento muito acelerado que a marca tem tido em Portugal.​

O que podemos esperar da BYD nos próximos tempos em termos de inovação elétrica e sustentável?

2025 foi um ano absolutamente memorável para a marca em Portugal. Para além de comemorar o 2.º aniversário no nosso país, lançámos 5 novos modelos, expandindo o portefólio da BYD para novos segmentos. Em 2026, vamos ter um ano também muito preenchido, com vários lançamentos de produto, sobretudo alicerçados na Tecnologia Super Híbrida Plug-in DM-i. Paralelamente, a BYD tem 120 mil engenheiros dedicados a atividades de pesquisa e desenvolvimento, sendo uma organização altamente inovadora e tecnológica que procura liderar a mobilidade ao nível da propulsão elétrica, baterias de nova geração e soluções de carregamento ultrarrápido. Em futuros lançamentos, a BYD continuará a democratizar tecnologia de ponta, desenvolvida internamente, acelerando a transição para uma mobilidade mais sustentável.

Show More