Após anos de intensos e aprofundados estudos, o ‘Arena Del Futuro’, circuito construído na autoestrada italiana A35 – troço de autoestrada que assegura a ligação direta entre Brescia e Milão – pela operadora Brebemi em colaboração com a Stellantis e outros parceiros internacionais, instituições públicas e universidades, tornou-se agora uma realidade. O seu objetivo é testar, no terreno, um carregamento elétrico por indução dinâmica.
Depois de terem sido identificadas as melhores tecnologias de eletrificação rodoviária e de se ter preparado o circuito, inicia-se agora a terceira fase do projeto, centrada na experimentação da tecnologia adotada. O circuito de 1.050 metros de comprimento está localizado numa área privada da autoestrada A35, perto da saída de Chiari Oeste, é alimentado por uma potência elétrica de 1 MW. O ‘Arena del Futuro’ – recentemente citado pela revista Time como uma das 100 invenções mais importantes de 2021 – está agora pronto para testar, em condições reais, a tecnologia inovadora utilizada para carregar veículos elétricos durante a circulação.
Os primeiros veículos – um novo Fiat 500 e um autocarro Iveco E-Way – preparados para testar o sistema, já percorreram inúmeros quilómetros, com resultados encorajadores. O objetivo é demonstrar que o sistema DWPT (Dynamic Wireless Power Transfer) – a principal característica do circuito ‘Arena del Futuro’ – se perfila como uma das melhores tecnologias candidatas a responder de imediato e de forma concreta às necessidades de descarbonização e de sustentabilidade ambiental no setor da mobilidade.
Para Anne-Lise Richard, Head of the Global e-Mobility Business Unit da Stellantis, “esta é uma solução de vanguarda que dá uma resposta concreta aos desafios de autonomia e de carregamento que preocupam os clientes”. Dando seguimento aos anúncios feitos no EV Day, Richard declarou ainda: “Estamos a acelerar o nosso papel na definição da mobilidade do futuro e, neste sentido, a tecnologia DWPT parece-nos estar de acordo com o nosso desejo de oferecer uma resposta concreta às exigências dos clientes. Carregar os veículos enquanto estão em movimento oferece vantagens claras em termos de tempos de carregamento e de dimensão das suas baterias”.
Utilizando a DWPT, os veículos elétricos podem ser carregados ‘sem fios’ ao serem conduzidos em pistas equipadas com cablagens elétricas, através de um sistema inovador instalado sob o alcatrão. Esta tecnologia pode ser adaptada para todos os veículos equipados com um ‘recetor’ especial que transfere a energia procedente da infraestrutura rodoviária para a bateria, com o objetivo de gerar um sistema de mobilidade ‘zero emissões’. Ao mesmo tempo, a conectividade avançada das tecnologias IoT (Internet das Coisas) garantirá a máxima segurança rodoviária, ao possibilitar um diálogo constante entre a autoestrada e os veículos que nela viajam. A superfície da estrada será também otimizada para a tornar mais durável sem alterar a eficiência e eficácia do carregamento indutivo.
A oferta potencial de serviços inovadores como o sistema DWPT ajudará a Stellantis a cumprir os seus objetivos de eletrificação anunciados no EV Day: até 2030, mais de 70% dos veículos vendidos na Europa e mais de 40% dos vendidos nos Estados Unidos serão veículos de baixas emissões.