fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Mercedes já tem aprovação para condução autónoma na Europa

A Mercedes-Benz é o primeiro fabricante automóvel a corresponder aos requisitos legais exigentes para um sistema de condução autónoma de nível 3. A Autoridade Federal Alemã de Transporte Automóvel (KBA) aprovou o sistema com base no regulamento de aprovação técnica UN-R157, abrindo assim caminho para a oferta internacional do sistema, desde que as diferentes legislações nacionais assim o permitam.

Na Alemanha, já é possível que o veículo assuma a condução sem qualquer intervenção humana – mas apenas até uma velocidade de 60 km/h – em ambiente de trânsito intenso e até em alguns troços de autoestradas. A utilização do sistema em velocidades até 130 km/h ou a mudança de faixa durante uma ultrapassagem ainda não está decidida.  O veículo pode, no entanto, acelerar, travar e mudar de faixa, podendo ser requerida intervenção do condutor a qualquer momento. 

A condução autónoma assenta na tecnologia LIDAR e, enquanto isso, o condutor pode relaxar ou focar-se noutras tarefas. Para retomar o controlo da condução, basta tocar no volante ou pisar um dos pedais. 

Além dos dados do sensor, o Drive Pilot recebe informações de um mapa digital HD sobre a estrada, percurso, sinais de trânsito e possíveis acidentes ou obras na estrada, disponibilizado e atualizado por meio de uma conexão de back-end. O Classe S com Drive Pilot opcional também possui sistemas redundantes de condução e travagem e um sistema elétrico de bordo redundante, de modo que permanece manobrável mesmo se um desses sistemas falhar e é garantida uma cedência de controlo segura ao condutor. 

Caso o condutor não consiga retomar o controlo do veículo, mesmo após uma solicitação insistente (por exemplo, devido a um grave problema de saúde), o sistema inicia a imobilização do veículo, de forma controlada e adequada. Ao mesmo tempo, ativa as luzes de emergência e o sistema de chamada de emergência da Mercedes-Benz. As portas e as janelas são destrancadas, para facilitar o acesso ao interior de qualquer socorrista.

Os sistemas de condução autónoma de nível 3 são permitidos na Alemanha desde 2017, existindo, de acordo com a Mercedes-Benz, mais de 13.000 km de autoestrada adequados para isto. 

A aprovação da KBA significa que o Mercedes-Benz Classe S com Drive Pilot poderá vir a estar disponível na Alemanha já na primeira metade de 2022.

Show More