fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Iveco e outras 27 empresas discutem expansão do biometano com a Comissão Europeia

A Iveco foi uma das 28 empresas e associações europeias a apresentar a ‘Declaração de Biometano’ ao Comissário Europeu da Energia, Kadri Simson. A Declaração defende o reconhecimento do papel do biometano nas vias de descarbonização como o gás mais eficaz, acessível, escalável e sustentável atualmente disponível. Salienta a ambição coletiva dos seus signatários de aumentar a aplicação do biometano em toda a Europa para pelo menos 350 TWh (33 mil milhões de m3) até 2030, o potencial estimado pela Comissão Europeia na análise aprofundada que apoia a comunicação ‘Planeta Limpo para Todos’ (2018).

O Comissário Europeu para a Energia aceitou a Declaração, salientando o papel do gás renovável na descabonização de setores como os transportes, a indústria e o aquecimento residencial, construindo um sistema energético mais resiliente e reduzindo a dependência energética.

Os signatários da Declaração expressaram o seu desejo de mobilizar a cadeia de valor do biometano para promover os seus benefícios e oportunidades e cooperar com os decisores políticos nacionais e da UE, bem como com outras partes interessadas para assegurar o apoio necessário para uma expansão e utilização deste gás renovável à escala europeia.

Giandomenico Fioretti, Diretor de Desenvolvimento de Negócios de Propulsão Alternativa, comentou: “A reunião com o Comissário Europeu Kadri Simson foi muito positiva e mostrou que o caminho da Iveco para se tornar neutra em carbono até 2040 está perfeitamente de acordo com os objetivos e planos de ação da União Europeia. Partilhamos a opinião de que a descarbonização requer um mix energético onde o biometano e o hidrogénio desempenham um papel central, e que todos os atores da cadeia de valor do biometano precisam de unir forças para apoiar o desenvolvimento da tecnologia e das infraestruturas necessárias, bem como para criar as condições para uma adoção generalizada. Tendo em conta o comprovado excecional poder descarbonizador do biometano, é absolutamente fundamental que o papel do biometano na concretização dos objetivos de CO2 no setor dos transportes pesados seja oficialmente reconhecido”.

A IVECO anunciou o seu compromisso de se tornar neutra em carbono até 2040, dez anos antes dos objetivos da UE sobre neutralidade climática, através da adoção progressiva de uma propulsão alternativa.

De acordo com o comunicado, o caminho da empresa para a descarbonização do transporte pesado contempla um mix energético baseado na missão do cliente e na gama de produtos, assente nas tecnologias do biometano, veículo elétrico a bateria (BEV) e veículo elétrico a pilha de combustível (FCEV). Isto é consistente com o novo programa energético da Comissão Europeia, que visa facilitar a distribuição de gases renováveis através das redes de distribuição, estabelecer regras de mercado para o hidrogénio e assegurar uma transição justa e rentável.

Em particular, espera-se que o programa energético assuma medidas para permitir, expandir e maximizar a disponibilidade de biometano, bem como assegurar a acessibilidade através da harmonização dos regulamentos em todos os mercados da UE, o que a Iveco vê como um fator-chave para expandir o biometano e alcançar os objetivos de descarbonização.

Ainda segundo a Iveco, a posição do Comissário da Energia Kadri Simson está alinhada com a opinião da empresa de que todos os intervenientes na cadeia de valor precisam de unir forças no apoio ao desenvolvimento da tecnologia, a fim de concretizar e alcançar o potencial do biometano destacado na Declaração.

Show More