A Renault acaba de revelar o Austral, o seu novo SUV eletrificado que, de acordo com o comunicado da marca, é altamente tecnológico, eficiente e conectado, representando, dessa forma, o espírito da ‘Renaulution’ e da ‘Nouvelle Vague”’Renault para o segmento-C SUV.
Com linhas elegantes e desportivas, o novo SUV da Renault assenta na mais recente plataforma CMF-CD da Aliança. Sem descurar a tradição, o novo Austral também apresenta os traços característicos de um SUV: proteções inferiores dianteiras e traseiras da carroçaria, proteções laterais e embaladeiras contrastantes, elevada distância ao solo (170 mm), para além de uma linha de cintura elevada para proteção dos ocupantes.
O interior deste modelo também foi reinventado e propõe um posto de condução high-tech e um habitáculo, nas palavras da marca, “caloroso”, sem comprometer a qualidade, praticabilidade e habitabilidade.
Em destaque, o ecrã OpenR, um dos maiores ecrãs do mercado automóvel. É a ‘jóia da coroa’ do habitáculo do Novo Austral, com um ecrã em ‘L’ invertido, que exibe tanto um painel de instrumentos digital, como a interface multimédia da consola central. Estes dois elementos foram fundidos numa única grande consola, registando a experiência imersiva da vida a bordo dos automóveis pertencentes à ‘Nouvelle Vague’ da Renault. O ecrã é revestido com vidro ‘Gorilla-Glass’ de aluminossilicato – vidro temperado ultra-resistente a riscos, choques quotidianos e repetida limpeza. Em complemento, beneficia também de um revestimento adicional anti-impressão digital e antirreflexo para que a eficiência do toque e a perfeita visualização nunca sejam afetadas.
O ambiente a bordo do novo Austral caracteriza-se, ainda, pelo sistema ‘Living Lights’, uma luz 100% LED difundida através das faixas de luz no painel de instrumentos e painéis das portas. Esta iluminação ambiente pode ser personalizada através das configurações Multi-Sense, que podem ser acedidas diretamente a partir de um botão no volante. A iluminação do tablier, dos painéis das portas e dos painéis de instrumentos também muda de cor de acordo com o modo de condução escolhido.
Entre os materiais selecionados para os acabamentos do novo Renault Austral encontram-se madeira verdadeira, couro, Alcântara, tecido acolchoado e outros revestimentos combinados com destaques lacados em Deep Glossy Black (Preto Brilhante) e Satin Chrome (Cromado Acetinado).
Destaque ainda para a versão Esprit Alpine, que faz aqui a estreia na gama Renault. Nesta opção de design, a Renault afirma que o estilo desportivo do Austral é intensificado, nomeadamente através de elementos como uma cor de carroçaria exclusiva, jantes especiais de 20 polegadas, uma nova grelha frontal, novos faróis 3D e sinais dinâmicos de mudança de direção.
Passando às questões de natureza mais técnica, o novo Austral é o primeiro modelo da gama Renault a beneficiar das vantagens da nova plataforma CMF-CD, concebida para suportar diferentes tipos de hibridização, permitindo que o Austral seja equipado com novos grupos propulsores eletrificados.
O Austral disponibiliza assim várias opções de motorização, nomeadamente a última geração de motores E-Tech Hybrid, até 200 cv de potência; e dois motores a gasolina: um Mild Hybrid Advanced de 130 cv 48V e um Mild Hybrid de 140 cv e 160 CV 12V. De acordo com o comunicado da marca, todos os motores estão alinhados com o esforço maciço da Renault no caminho da eletrificação.
O novo Austral E-Tech Hybrid está equipado com uma nova unidade a gasolina de três cilindros, turbo, de 1,2 litros com 96 kW e 205 Nm de binário. Este surge associado a um motor elétrico de 50 kW e 205 Nm de binário e a uma bateria de iões de lítio de 1,7 kWh/400 V. Disponível em variantes de 160 cv ou 200 cv, oferece uma aceleração de 80 a 120 km/h em apenas 5,9 segundos (6,8 segundos com o motor de 160 cv).
A travagem regenerativa, que atua automaticamente durante as desacelerações e travagens, permite uma otimização na economia de combustível que, de acordo com a marca, significa que o Austral E-Tech Hybrid pode percorrer 80% dos percursos urbanos em modo totalmente elétrico, o que equivale a 40% de economia de combustível, em comparação com um motor convencional a gasolina.
O motor Mild Hybrid Advanced faz a estreia na Renault com o novo Austral e serve como uma verdadeira alternativa ao diesel. Combina um motor a gasolina de 3 cilindros, turbo, com 1,2 litros, combinado com uma bateria de ião-lítio de 48 V e o motor de arranque/gerador. Este último auxilia o motor de combustão quando este está a utilizar mais energia – nos arranques e acelerações – para um impulso extra quando é mais necessário e, ao mesmo tempo, limita a utilização de combustível.
O novo Austral chegará também na versão Mild Hybrid com motores de 130, 140 e 160 cv.
O chassis do Austral estará disponível em duas versões: eixo de torsão flexível para modelos com direção a apenas duas rodas e eixo traseiro multibraços com 4Control Advanced para a versão de quatro rodas direcionais.
A relação de direção 14,7:1 para as versões de duas rodas direcionais cai para menos de 13:1 nos modelos com o sistema 4Control Advanced. O resultado, segundo a Renault, é “um prazer de condução e personalização inigualáveis no segmento, combinados com um nível de precisão líder na categoria”.
Na versão de duas rodas direcionais, o raio de viragem é de 11,5 metros. Já na versão de quatro rodas direcionais, o valor é reduzido para apenas 10,1 metros, comparável ao de um automóvel citadino. Esta é a terceira geração do sistema 4Control, que a marca afirma ter sido continuamente melhorado desde a sua criação, há 15 anos.