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Novo Kia Niro chega em junho

A novo Kia Niro chega a Portugal em junho e estará disponível com três opções de motorização, todas elas eletrificadas: motorização híbrida elétrica (HEV), híbrida plug-in (PHEV) e 100% elétrica a bateria (BEV). Com um conjunto de novas funcionalidades e tecnologias avançadas, além de uma abrangente reformulação a nível de design, a Kia pretende que a segunda geração do Niro chegue à liderança do competitivo mercado dos Compact Utility Vehicles (CUV) de segmento C.

No decurso do programa de desenvolvimento, os engenheiros da Kia aperfeiçoaram os argumentos ambientais do modelo e aumentaram a autonomia elétrica das versões PHEV e EV. Estes modelos estão equipados com o motor a gasolina Kia Smartstream 1.6 GDI, que incorpora um conjunto de soluções concebidas para maximizar a eficiência de combustível: aumento na pressão do sistema de injeção, alteração na relação de compressão, otimização das passagens de caixa e melhor intergação da cabeça do motor com o sistema de escape (para uma refrigeração mais eficiente).

Com o mesmo propósito, a Kia equipou este modelo com a segunda geração da caixa automática de seis velocidades e dupla embraiagem (6DCT). Ao eliminar a marcha-atrás, optando por recorrer à potência do motor elétrico (e não do motor de combustão) quando este recua, o novo sistema de transmissão é agora 2,3 kg mais leve, o que permite reduzir o consumo de combustível em 0,62% nas versões HEV e PHEV. Além de ajudar a eliminar as emissões de gases de escape, a marca coreana afirma que este sistema também oferece passagens de caixa mais suaves e melhores prestações, tornando assim a experiência de condução mais agradável.

Entre as melhorias específicas no novo Niro PHEV, destaca-se o aumento de potência da bateria  – passando de 8,9 kWh para 11,1 kWh – que permite uma autonomia de condução em modo exclusivamente elétrico de até 65 km (de acordo com um consumo combinado WLTP e jantes de 16 polegadas).

Esta versão do novo Niro assinala ainda a estreia do opcional aquecedor de alta voltagem com Coeficiente de Temperatura Positivo (PTC), com uma potência de 5,5 kWh, que permite a condutor usufruir do modo totalmente elétrico durante mais tempo em condições climatéricas frias. Com este sistema, mesmo recorrendo a energia elétrica para aquecer o habitáculo, é limitada a a necessidade de ativação do motor de combustão e obtém-se períodos de propulsão elétrica mais extensos. Os elementos cerâmicos com auto-regulação presentes no sistema permitem também um melhor desempenho do aquecimento do habitáculo quando o Modo EV se encontra ativado.

Quanto à versão 100% elétrica, com 150 kW de potência e 255 Nm de binário, destaca-se o aumento significativo de autonomia, que atinge agora os 460 km. O sistema de carregamento rápido permite passar dos 10 aos 80% de carga (em condições ótimas e utilizando um carregador rápido), em 43 minutos.

Na base do novo Niro encontra-se a terceira geração da Plataforma K, desenvolvida pela Kia, cuja arquitetura foi “adaptada e aperfeiçoada para oferecer níveis de flexibilidade, performance e segurança superiores”, de acordo com a marca. Além de possibilitar o acoplamento das três configurações de motorização eletrificadas deste modelo, permite oferecer mais espaço interior e capacidade de bagagem: até aos 1.445 litros no HEV, 1.342 litros no PHEV e 1.392 litros no EV, com os bancos traseiros rebatidos. O Niro EV dispõe ainda de uma bagageira adicional de 20 litros sob o capô.

A plataforma do novo Niro conta com uma suspensão de tipo MacPherson na secção dianteira e uma suspensão multilink de quatro braços na traseira. A desmultiplicação da direção foi aperfeiçoada, para uma resposta mais rápida, maior estabilidade e conforto. Os engenheiros da Kia montaram ainda neste modelo um novo tipo de apoios da suspensão, dispostos em plano inclinado, que reduzem o atrito da direção.

No domínio da segurança passiva, além da estrutura composta por múltiplas zonas de dispersão das forças de impacto, a utilização de aço de alta resistência estampado a quente aumentou em 22% em relação à geração anterior, incrementando a resistência geral do veículo.

Finalmente, a Kia avança ainda que o habitáculo do novo modelo foi concebido para ser “simultaneamente acolhedor e de utilização intuitiva”. O isolamento do habitáculo foi reforçado para melhorar a insonorização. Ao aumentar as dimensões exteriores do modelo em até 65 mm no comprimento e 20 mm na distância entre eixos (comparativamente à versão anterior), a Kia afirma que conseguiu criar um habitáculo espaçoso e funcional, com “ampla utilização de materiais sustentáveis”.

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