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Fiat 500e viaja na autoestrada sem gastar bateria

A Stellantis tem vindo a testar, desde dezembro do ano passado, a tecnologia de carregamento dinâmico de veículos elétricos por indução na Arena del Futuro, o seu laboratório de testes numa zona privada da autoestrada italiana A35, em Chiari, na Lombardia – um tramo de autoestrada com 1.050 metros, em que bobinas inseridas no pavimento, alimentadas por uma potência de 1 MW, podem recarregar as baterias dos veículos elétricos que sobre elas circulem.

O grupo anunciou agora o sucesso dos primeiros testes da tecnologia DWPT (Dynamic Wireless Power Transfer), demonstrando que o Fiat 500e e o autocarro Iveco E-Way equipados com este sistema podem circular a velocidades de autoestrada sem utilizar a energia armazenada nas suas baterias.

Com a tecnologia DWPT, os veículos elétricos são carregados sem necessidade de qualquer ligação através de cabos, enquanto circulam sobre o piso eletrificado. As bobinas de cobre enterradas sob o pavimento criam um campo magnético quando por elas passa corrente elétrica. Este campo magnético induz um outro na bobina instalada na parte inferior do veículo, que por sua vez cria uma corrente elétrica que alimenta a bateria.

Os testes demonstraram também que a eficiência do carregamento que se produz através do fluxo de energia fornecido pelo pavimento é similar à dos postos de carregamento rápido, de forma que não são necessárias paragens. As medições efetuadas demonstram ainda que a intensidade do campo magnético não exerce qualquer impacto sobre os passageiros.

A tecnologia pode ser adaptada a qualquer veículo, mas a Stellantis destaca outras vantagens, entre as quais o facto de o sistema ser alimentado por corrente contínua, o que permite reduzir as perdas de potência associadas ao processo de distribuição de energia, e garante a integração direta com fontes renováveis sem necessidade de converter a corrente contínua em corrente alternada. Permite a utilização de cabos mais finos, com vantagens óbvias em termos de dimensões, peso e poluição harmónica, que são fabricados em alumínio, um metal mais abundante, leve, barato e fácil de obter do que o cobre, com um processo de reciclagem mais simples que facilita um modelo de economia circular.

No evento realizado em Chiari, a Stellantis exibiu também um Maserati Grecale Folgore, que será o próximo automóvel a participar no projeto. A denominação Folgore identifica as versões 100% elétricas dos modelos da Maserati, marca que eletrificará toda a sua gama de produtos em 2025. O Grecale Folgore – substancialmente maior e mais veloz do que o Fiat 500e – será usado para recolher dados e efetuar uma análise de rendimento detalhada.

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