fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Governo britânico acaba com subsídios aos elétricos

O Governo do Reino Unido terminou ontem com o esquema de subvenções públicas aos automóveis elétricos e híbridos plug-in, depois de apoiar a venda de quase meio milhão de automóveis com este tipo de motorização.

Em comunicado, o executivo diz que o esquema de subvenções logrou criar um mercado maduro para veículos de emissões ultrabaixas, o que ajudou a aumentar as vendas de automóveis totalmente elétricos de menos de 1.000 em 2011, para cerca de 100.000 nos primeiros cinco meses deste ano.

Os veículos elétricos híbridos e a bateria representam agora mais de metade dos automóveis novos vendidos no Reino Unido, com as vendas destes últimos a aumentarem cerca de 70% em 2021 – 1 em cada 6 novos automóveis são elétricos a bateria (BEV).

O Governo britânico afirma que reorientará agora o financiamento para as barreiras que subsistem à transição para a mobilidade elétrica, nomeadamente a infraestrutura pública de carregamento e o apoio à compra de outros tipos de veículos onde a mudança para a eletricidade é ainda incipiente.

O Tesouro britânico vai assim reorientar 300 milhões de libras para impulsionar as vendas de táxis, motociclos, furgonetas e camiões plug-in, além de veículos acessíveis a cadeiras de rodas. O comunicado defende ainda que a mudança do foco do financiamento também ajudará a expandir a rede pública de pontos de carregamento, ajudando a erradicar a ‘ansiedade’ associada à autonomia dos veículos elétricos.

Para terminar, o executivo Conservador afirma que as poupanças significativas nos custos de utilização dos carros elétricos, comparativamente aos equivalentes a gasolina e diesel, superam, na maior parte dos casos, a subvenção de 1.500 libras agora revogada. Os condutores de veículos elétricos continuam a beneficiar de incentivos como insenção do imposto de circulação e taxação favorável para veículos de empresas.

Show More