fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

União Europeia e Noruega colaboram para fabricar baterias

A União Europeia e a Noruega vão cooperar de forma próxima nas cadeias de valor das baterias e fornecimento de matérias-primas como parte dos esforços conjuntos para mitigar o aquecimento global e as alterações climáticas. O anúncio foi efetuado durante a visita do vice-presidente da União Europeia, Maros Sefcovic, àquele país nórdico.

O comunicado conjunto entre Sefcovic e o Ministro da Indústria norueguês, Jan Christian Vestre, afirma que cadeias de valor sustentáveis para materiais, metais e baterias ajudam a descarbonizar a economia, promovem o crescimento e o emprego, e reduzem dependências estratégicas – uma referência clara ao ascendente energético da Rússia sobre vários países europeus.

A seguir à Rússia, a Noruega é o maior exportador de hidrocarbonetos – petróleo e gás natural – para a Europa, e procura agora diversificar a sua base industrial, capitalizando o seu acesso aos minerais, metais e terras raras que são fundamentais para os planos da União Europeia de desenvolver o ecossistema europeu de baterias sustentáveis.

O acordo prevê a participação da Noruega – que não faz parte da UE – nas reuniões ministeriais da Aliança Europeia de Baterias, bem como em iniciativas conjuntas. As partes decidiram ainda discutir com maior detalhe, no futuro, a aplicação de uma cláusula de tratamento preferencial resultante do acordo do Brexit, que estipula que os automóveis elétricos produzidos na UE ou no Reino Unido a partir de 2027 têm de conter baterias produzidas nestas duas áreas geográficas, sob pena de incorrerem num taxa aduaneira de 10%.

Show More