A Galp e a ANA – Aeroportos de Portugal, S.A. estabeleceram uma parceria que irá disponibilizar soluções de carregamento universal nos parques públicos do Aeroporto de Lisboa integrados na rede Mobi.E. No âmbito deste acordo, será criado o maior hub de carregamento ultrarrápido em Portugal, com dez pontos de carregamento ultrarrápido de 180 kW DC e que permitem carregar em simultâneo dez viaturas.
O projeto inclui também a disponibilização e gestão de uma infraestrutura de carregamento pública, de acesso universal e integrada na rede Mobi.E, que conta com 41 tomadas de carregamento VE normal (AC) e uma tomada de carregamento rápido VE (DC), instaladas ao longo de treze parques de estacionamento do Aeroporto de Lisboa – todas já operacionais. Acrescem ainda 48 pontos de carregamento privados para o Grupo ANA em parques de estacionamento, através de uma solução tecnológica de gestão e monitorização da infraestrutura de carregamento – a Plataforma GALP para soluções privadas de carregamento.
O hub de carregamento ultrarrápido irá situar-se no parque de estacionamento designado por ‘Parque da Nora’, na Rua C do aeroporto de Lisboa (GPS: 38.779844, -9.125723) e permitirá, consoante a tipologia de veículos, carregar a bateria do veículo dos 20% aos 80% em 15 minutos.
O protocolo celebrado entre a Galp e a ANA tem a duração de uma década e “simboliza o claro compromisso das duas empresas com o objetivo da descarbonização no setor de transportes de viaturas ligeiras”.
Para a Galp, este é um novo passo no mercado da mobilidade elétrica. A energética tem vindo a lançar e expandir serviços nesta área e redes de carregamentos para veículos elétricos.
A Galp tem atualmente mais de 1.000 pontos de carregamento e planeia chegar a 2025 com mais de 10.000 pontos em toda a Península Ibérica, estando a desenvolver esta estratégia com pontos de carregamento rápidos e ultrarrápidos, tanto na rede de postos da Galp, como na via pública, centros comerciais, parques de estacionamento, cadeias de retalho ou empresas, como é o caso do protocolo agora estabelecido com a ANA.
Para a VINCI Airports, concessionária da ANA, a instalação de estações de carregamento no Aeroporto de Lisboa e nas suas imediações “sustenta o objetivo de descarbonizar toda a cadeia de mobilidade”. A empresa procura atingir emissões líquidas zero até 2030 nos seus aeroportos na União Europeia. A ANA tem agora 97 pontos de carregamento de veículos elétricos na região de Lisboa, incluindo estações públicas e privadas.