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Aiways U6 conclui nova ronda de testes antes do lançamento

A Aiways concluiu mais um ciclo de testes do seu próximo modelo, o SUV coupé U6. Após os tradicionais ensaios em condições climáticas extremas, o novo modelo da Aiways foi recentemente submetido a análises de resistência e desempenho, com foco no aperfeiçoamento das capacidades dinâmicas e na experiência de condução.

Cada uma das oito unidades envolvidas concluiu 240 dias de ensaios na pista de testes de Yancheng Zhongqi, também utilizada por outros fabricantes de equipamentos originais (OEM) para testarem os seus modelos, num total de quase 400 mil quilómetros percorridos. A Aiways estima que a distância total percorrida até agora durante o processo de Investigação e Desenvolvimento do SUV Coupé U6 seja equivalente a cerca de 1,2 milhões de quilómetros. O responsável da Aiways por esta área, Jet Zhang, defende que os “procedimentos de teste rigorosos estão a ter como resultado um produto de qualidade excecional, capaz de satisfazer os clientes mais ambiciosos”.

De acordo com a Aiways, os ensaios na pista de testes de Yancheng permitiram aos engenheiros da marca chinesa otimizar a durabilidade da estrutura, bem como do desempenho do grupo propulsor e do veículo em geral. Outros elementos analisados foram a resistência estrutural, qualidade de montagem, fiabilidade, economia e potência, bem como o ruído, vibração e aspereza (Noise, Vibration and Harshness, NVH).

O U6 foi ainda submetido a mais de 150 ciclos de teste em estrada, em diferentes condições de carga, por forma a simular condições reais de utilização. Os engenheiros testaram as capacidades do veículo, inclusivamente em condições de utilização indevida, tais como técnicas de condução incorretas, para garantir um “nível elevado” de desempenho, independentemente dos fatores exógenos.

A Aiways afirma que as condições de trabalho da pista de testes de Yancheng foram um recurso inestimável para este conjunto de testes de desempenho, que complementaram a fase prévia de avaliação. A pista está dividida em diversas secções, permitindo analisar diferentes fatores: desempenho em linha reta, controlo do veículo, travagem, conforto, comportamento a alta velocidade em reta e em estrada inclinada com curva parabólica, durabilidade e subida. O fabricante chinês assegura que, em cada um destes testes, o desempenho do SUV coupé U6 excedeu consistentemente as expectativas e metas de desenvolvimento da equipa de engenharia.

O novo modelo da marca atinge uma velocidade máxima, controlada eletronicamente, de 160 km/h, acelerando dos 0 aos 100 km/h em menos de sete segundos. O veículo está equipado com um servofreio de segunda geração da Bosch, o iBooster com sistema de controlo de travagem ‘ESP hev’, desenvolvido especificamente para veículos híbridos e elétricos. O iBooster de travagem eletromecânico independente do vácuo trabalha em combinação com o módulo ‘ESP hev’ para permitir uma acumulação mais rápida de pressão e permitir distâncias de travagem mais curtas. O sistema inteligente permite que a unidade de travagem responda com uma rapidez três vezes superior à dos travões convencionais, além de garantir máxima recuperação de energia. De acordo com os engenheiros da Aiways, a distância de travagem real do U6 a partir dos 100 km/h é de 34,4 metros, “fator importante para a segurança durante a condução a alta velocidade”.

Ao longo do seu desenvolvimento, o SUV Coupé U6 da Aiways foi também testado fora das condições de pista, em situações de condução mais próximas da realidade, que abrangeram 55 diferentes tipos de piso ao longo de 1.000 ciclos de teste.

Seis conjuntos diferentes de pneus de baixa resistência ao rolamento foram avaliados mais de 40 vezes, com o objetivo de aperfeiçoar a rigidez lateral e a aderência,de forma a aumentar os níveis de precisão da direção e de comportamento, bem como dos índices de NVH, conforto e economia. Este trabalho serviu de base para a afinação do chassis, para a qual a Aiways estabeleceu uma parceria com o especialista em competição automóvel Prodrive. O chassis foi afinado em várias estradas principais e secundárias, o que permitiu obter melhorias no comportamento das molas dianteiras e traseiras e das barras estabilizadoras, além da reconfiguração das características dos amortecedores.

De acordo com a Aiways, a afinação detalhada da direção assistida elétrica, permite que o U6 reaja agora melhor às solicitações do volante, tornando as mudanças de faixa mais suaves e as curvas mais precisas, o que também contribui para manter mais equilibrada a postura corporal.

O sistema de travagem foi adaptado de forma a adequar-se às características desportivas do chassis, incluindo ajustes à força linear aplicada no pedal do travão, à resposta do Sistema de Controlo de Tração e à rapidez e acerto da intervenção do Controlo Eletrónico de Estabilidade.

A próxima ronda de testes focar-se-á na conformidade e consistência. A Aiways prevê lançar o U6 no mercado europeu no último trimestre de 2022.

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