O fabricante sueco de baterias Northvolt e a empresa finlandesa de papel Stora Enso anunciaram esforços conjuntos para criar baterias sustentáveis utilizando carbono obtido a partir de lignina proveniente de madeira dos bosques locais.
O objetivo desta parceria é desenvolver a primeira bateria industrializada do mundo com o ânodo construído, na totalidade, com matérias-primas renováveis e europeias, obtidas de forma sustentável e local, de forma a reduzir custos e a pegada de carbono.
De acordo com o comunicado, a Stora Enso aporta à parceria o seu material de ânodo baseado em lignina, denominado Lignode, proveniente de bosques geridos de forma sustentável. A Northvolt, por seu lado, disponibilizará o seu conhecimento no desenho de células, desenvolvimento do processo de produção e ampliação tecnológica.
“O desenvolvimento conjunto de baterias com a Northvolt marca um passo na nossa viagem para servir o mercado de baterias, de rápido crescimento, com materiais de ânodo renováveis, feitos de árvores. O nosso carbono duro à base de lignina – Lignode da Stora Enso – assegurará o fornecimento estratégico europeu de matéria-prima de ânodos, cobrindo as necessidades de baterias sustentáveis para aplicações que vão desde a mobilidade até ao armazenamento estacionário de energia”, disse Johanna Hagelberg, vice-presidente executiva de Biomateriais da Stora Enso.
A lignina é un polímero vegetal que é encontrado nas paredes celulares das plantas terrestres. As árvores são constituídas, entre 20% e 30%, de lignina, que actua como um forte aglutinador natural. É, de acordo com o comunicado, uma das maiores fontes renováveis de carbono do mundo.
“Com esta parceria, estamos a explorar uma nova fonte de matéria-prima sustentável e a expandir a cadeia de valor europeia das baterias, ao mesmo tempo que desenvolvemos uma química de baterias de menor custo. É uma demonstração emocionante de como a nossa procura por uma indústria de baterias sustentável acompanha a criação de um impacto positivo, tanto na sociedade como nos custos”, afirmou Emma Nehrenheim, diretora ambiental da Northvolt.
A fábrica-piloto da Stora Enso para materiais de carbono de base biológica está localizada nas instalações da empresa em Sunila, na Finlândia, onde se produz industrialmente lignina desde 2015. A capacidade de produção anual de lignina é de 50.000 toneladas, o que faz da Stora Enso o maior produtor de lignina kraft do mundo. O grupo está atualmente a realizar um estudo de viabilidade para avaliar a possibilidade de produzir Lignode industrialmente na mesma localização.