fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Vendas de elétricos continuam tendência de crescimento em julho

A ACAP (Associação Automóvel de Portugal) divulgou os dados sobre as vendas de veículos elétricos a bateria (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos (HEV) relativos ao mês de julho.

Nesse período, foram matriculados em Portugal 4.614 automóveis ligeiros de passageiros novos elétricos, plug-in e híbridos elétricos, mais 17,9% do em julho de 2021.

As matrículas de veículos ligeiros de passageiros eletrificados somam assim, desde o início do ano, 31.655 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 17,3% relativamente ao período homólogo de 2021.

Destaque para as vendas de ligeiros de passageiros elétricos a bateria, que nestes primeiros sete meses de 2022 cresceram 60,6%, em comparação com o mesmo período do ano anterior. De janeiro a julho, foram matriculados 8.892 novos automóveis de zero emissões.

Seguindo a tendência registada em vários países, os híbridos plug-in (PHEV) continuam a perder quota de mercado. Em julho, foram matriculados 1.212, um decréscimo de 13,1% face ao período homólogo. No acumulado no ano, este tipo de motorização regista uma quebra de 5%, relativamente aos primeiros sete meses do ano anterior, atingindo 8.792 unidades.

Finalmente, no caso dos híbridos elétricos, julho trouxe um aumento de 28,1% no número de matriculações, face ao mesmo mês do ano anterior. Nos primeiros sete meses de 2022, o número de matrículas deste tipo de veículo cresceu 14,6%, totalizando 13.971 unidades.

Os veículos ligeiros de mercadorias eletrificados, por sua vez, cresceram 150%, em julho, relativamente ao mesmo mês do ano anterior, o que se traduz num total de 45 unidades – 43 elétricos a bateria, um híbrido plug-in e um híbrido elétrico.

No que diz respeito aos primeiros sete meses de 2022, o mercado deste tipo de veículos regista um crescimento de 213,5%, com um total de 395 unidades matriculadas, a maior parte das quais – 384 – elétricas a bateria.

Foi matriculado um pesado BEV, desde o início do ano, em Portugal.

Show More