fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Porsche Taycan volta a reclamar recorde de Nürburgring

Lars Kern, piloto de desenvolvimento da Porsche, registou a volta mais rápida de sempre ao Anel Norte do circuito de Nürburgring num automóvel elétrico de série, completando os 20.832 metros do traçado em 7 minutos e 33 segundos, a bordo de um Porsche Taycan Turbo S.

O elétrico da marca germânica volta assim a reclamar o recorde do Nürburgring Nordschleife, depois de o haver perdido, no ano passado, para o Tesla Model S Plaid.

Em 2019, a Porsche trouxe o então novíssimo Taycan ao Nürburgring Nordschleife para bater o recorde da pista num automóvel elétrico de série. No seu estilo ‘provocador’, Elon Musk, o CEO da Tesla, decidiu então que o mítico traçado – localizado no país de origem da Porsche – seria ideal para testar o mais recente desportivo da marca norte-americana.

A Tesla começou assim a testar os primeiros protótipos do Model S Plaid na pista alemã e o novo automóvel registou tempos interessantes, mas o seu lançamento seria adiado por dois anos em virtude na pandemia de COVID-19.

No ano passado, a Tesla trouxe finalmente a versão de produção do Model S Plaid ao Nürburgring Nordschleife, que completou em 7:35.579, batendo desta forma o recorde anteriormente estabelecido pelo Porsche Taycan.

Com 7:33:350, a marca alemã volta agora a reclamar o título, batendo o tempo do Tesla Model S Plaid por mais de dois segundos. O Porsche Taycan Turbo S pilotado por Lars Kern estava equipado com um novo kit de rendimento e o sistema Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC). Além da obrigatória ‘gaiola’ de segurança e dos assentos de competição, era um veículo de estrada convencional, com o mesmo peso do automóvel de série.

A Porsche avança que o recorde foi registado por um notário presente para o efeito, e a empresa de certificação TÜV Rheinland confirmou que o automóvel utilizado era um modelo de produção.

O kit de rendimiento – para já, apenas disponível na Alemanha e somente para o Taycan Turbo S de 2023 – inclui jantes RS-Spyder de 21 polegadas con pneus desportivos Pirelli P Zero Corsa, aprovados para estrada mas com de composição similar à dos pneus de competição; e uma atualização do software Porsche 4D Chassis Control, para que este funcione em harmonia com os pneus desportivos. O sistema analiza e sincroniza todos os sistemas do chassis do Taycan em tempo real.

“Estamos muito satisfeitos que o recorde de Nürburgring para automóveis elétricos volte a estar nas mãos da Porsche”, declarou Kevin Giek, vice-presidente da linha Taycan. “Este tempo de volta não mostra apenas o potencial que existe no nosso novo kit de rendimento, mas também confirma, uma vez mais, os genes de carro desportivo do Taycan”.

Show More