A Xiaomi revelou oficialmente o estado de desenvolvimento do Xiaomi Pilot Technology, na primeira atualização desde que anunciou a sua entrada no segmento dos veículos elétricos inteligentes, em março de 2021.
Durante uma conferência de imprensa liderada pelo fundador e CEO da empresa, Lei Jun, a Xiaomi apresentou um vídeo de um teste rodoviário da sua tecnologia de condução autónoma, demonstrando os seus algoritmos avançados e a capacidade para lidar com uma lista abrangente de cenários.
“A tecnologia de condução autónoma da Xiaomi adota uma abordagem full stack autodesenvolvida e o projeto fez progressos para além das expectativas”, referiu Lei Jun.
A empresa planeia investir mais de 475 milhões de euros na primeira fase de I&D da sua tecnologia de condução autónoma e estabeleceu uma equipa com mais de 500 profissionais, alguns dos quais com experiência de trabalho nas maiores empresas no campo da Inteligência Artificial (IA). Segundo a Xiaomi, os conhecimentos destes profissionais abrangem todas as áreas necessárias para desenvolver a sua tecnologia de condução autónoma autodesenvolvida, incluindo sensores, chips, algoritmos, simulações, cadeia de ferramentas e plataforma de dados, entre outras.
Uma série de aquisições e investimentos estratégicos em empresas upstream e downstream permitiram também à Xiaomi desenvolver as suas capacidades industriais, a médio e longo prazo, no domínio da condução autónoma.
A Xiaomi adquiriu totalmente a startup de tecnologia de condução autónoma Shendong Technology, com o objetivo de melhorar os seus conhecimentos tecnológicos e a sua reserva de talentos. Além disso, a empresa vai investir mais de 285 milhões de euros, em mais de dez empresas upstream e downstream no domínio da condução autónoma, que cobrem uma variedade de categorias, tais como sensores, atuadores e controladores de domínio.
De acordo com o comunicado, a empresa adota uma abordagem full stack autodesenvolvida para a tecnologia de condução autónoma, cobrindo todas as áreas centrais, tais como desenvolvimento de hardware e software, perceção e posicionamento e concentra-se em soluções em escala real para permitir capacidades completas de dados em circuito fechado. Esta abordagem permite que os algoritmos de condução autónoma sejam rapidamente repetidos com base nas necessidades do utilizador.
Com ênfase no estacionamento, a equipa de condução autónoma da Xiaomi anunciou uma solução inovadora de estacionamento automático que abrange cenários como ‘lugares de estacionamento reservados’, ‘estacionamento com arrumador autónomo’ e ‘carregamento automático com braço robotizado’. No futuro, serão disponibilizados outros serviços de estacionamento, e, com o objetivo de cumprir as leis e os regulamentos nacionais relevantes, será acrescentada uma mistura de características de IA e de serviço orientado.
Lei Jun mencionou também que a Xiaomi planeia criar uma frota de 140 veículos de teste na primeira fase do seu desenvolvimento tecnológico de condução autónoma. Estes serão testados individualmente a nível nacional, com o objetivo de se tornarem líderes da indústria de VE inteligente em 2024.
O comunicado avança ainda que, para além de utilizar recursos internos, a equipa da Xiaomi Auto também recebe um forte apoio de várias outras equipas dentro da Xiaomi, tais como a Xiaomi AI Lab, a equipa XiaoAi AI Assistant, e a equipa da Smartphone Camera “para criar, em conjunto, uma experiência de condução autónoma vanguardista”.