A Volkswagen anunciou hoje que irá formar uma joint venture, no valor de 2,9 mil milhões de dólares, com a empresa belga Umicore para produzir cátodos de baterias para automóveis elétricos na Europa – mais concretamente, na fábrica da Umicore na Polónia.
A nova empresa, detida pela Umicore e pela PowerCo, a unidade de baterias do Grupo Volkswagen, deverá também colaborar na reciclagem de metais a partir de materiais de baterias, não hevendo contudo um cronograma para o início destas atividades.
No âmbito desta parceria, a Umicore irá produzir material precursor e materia de cátodo suficentes para 160 GWh de capacidade, o que equivale a cerca de 2,2 milhões de automóveis.
Numa primeira fase, até 2026, fornecerá material para cerca de 40 GWh de capacidade, que serão utilizados na primeira fábrica de baterias da Volkswagen em Salzgitter, na Alemanha. A marca alemã planeia construir seis fábricas de baterias na Europa, até 2030, com uma capacidade total de 240 GWh.
As duas empresas também decidiram que a Umicore irá refinar o material de cátodo para os primeiros 60 GWh de capacidade. A joint venture também deverá envolver-se nas atividades de reciclagem de metais a partir de materias de bateria, apesar de não exisitir ainda um cronograma para esta fase do projeto.
A Volkswagen, que espera que 70% das suas vendas da Europa em 2030 sejam de veículos totalmente elétricos, é assim o mais recente fabricante automóvel a procurar delimitar as suas cadeias de fornecimento por região, de forma a protegê-las da eventuais tensões geopolíticas e reduzir os custos de transporte associados, problemas recentemente expostos pela pandemia de COVID-19 e pelo conflito na Ucrânia.
Esta tendência tem visto o número de fábricas de baterias e componentes para baterias – um setor atualmente dominado por empresas asiáticas – crescer substancialmente na Europa e na América do Norte.