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O primeiro Maserati elétrico

A Maserati apresentou hoje o novo GranTurismo. Com chegada prevista para 2024, este modelo será o primeiro modelo de sempre da marca italiana a disponibilizar uma motorização 100% elétrica a bateria.

A par de duas motorizações ‘fósseis’, o GranTurismo será o primeiro automóvel da Maserati equipado com o sistema Folgore – a denominação da marca italiana para os automóveis equipados com grupos propulsores elétricos.

De acordo com o comunicado da Maserati, o sistema Folgore é baseado na tecnologia de 800 V e foi desenvolvido com soluções técnicas derivadas da Fórmula E, campeonato em que a marca italiana fará a sua estreia na próxima temporada.

Está equipado com três motores elétricos de 300 kW e uma bateria com capacidade nominal de 92,5 kWh, com capacidade de descarga de 560 kW para transmitir, em permanência, uma potência de cerca de 760 cv.

A configuração específica e disposição da bateria permitem que a altura total do automóvel não ultrapasse 1.353 mm. A Maserati afirma que a forma da bateria, conhecida como ‘T-bone’, faz parte da sua abordagem de ‘compromisso zero’, que evita colocar os módulos de bateria sob os assentos, movendo-os principalmente ao redor do túnel central. Desta forma, é possível baixar consideravelmente o ‘ponto H’ [a posição relativa da anca do ocupante] do automóvel.

Em termos de arquitetura técnica, o novo Maserati GranTurismo faz uso extensivo de materiais leves, como alumínio e magnésio, aliados ao aço de alto desempenho. A abordagem multimaterial exigiu a criação de novos processos de fabricação, que a marca italiana declara terem resultando nos melhores níveis de peso da categoria.

Esta abordagem é combinada com a nova arquitetura elétrica e eletrónica Atlantis High, baseada em mensagens CAN FD [protocolo de transmissão de dados entre instrumentos num veículo de elevado desempenho] enviadas a velocidades de até 2 milissegundos. O sistema inclui também recursos avançados de segurança cibernética de nível 5 e flash-over-the-air, tendo por base o Módulo de Controle de Domínio do Veículo (VDCM), um projeto proprietário da Maserati que consiste no software que controla os sistemas automotivos mais importantes do automóvel, “para a melhor experiência de condução em todas as condições”.

No interior, o habitáculo do Maserati GranTurismo está equipado com o sistema multimédia Maserati Intelligent Assistant (MIA), um ecrã de que reúne as principais funções numa interface tátil integrada, um relógio digital e Head-up Display (disponível como opção).

O GranTurismo Folgore também oferece uma “experiência sonora completa”. Apesar de ser 100% elétrico, o som característico dos motores Maserati é garantido graças ao trabalho dos engenheiros do Maserati Innovation Lab. A experiência de som é completada pelo sistema de som Sonus faber 3-D, projetado e construído por artesãos italianos, que oferece dois níveis de personalização, até 19 altifalantes e som 3D com saída de até 1.195 W.

Finalmente, a nível estético, o Maserati GranTurismo continua a tradição de design da marca do tridente, que afirma que as “linhas inegavelmente únicas e imediatamente reconhecíveis” resultam numa “forma pura”, que manteve as proporções clássicas dos seus carros.

Desenvolvido no Maserati Innovation Lab e produzido no centro de fabricação Mirafiori em Turim, o novo GranTurismo é integralmente fabricado em Itália.

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