Na manhã desta quinta-feira, realizou-se o primeiro voo de sempre de um eVTOL no espaço aéreo italiano. A empresa Volocopter testou, com sucesso, o seu protótipo de táxi aéreo na inauguração do primeiro ‘vertiporto’ de mobilidade aérea avançada (AAM – Advanced Air Mobility), localizado no Aeroporto de Roma (Fiumicino).
O teste ocorreu um ano após a apresentação do primeiro protótipo. Em comunicado, a Volocopter afirma que o teste desta manhã culminou este período de doze meses em que foram realizados progressos significativos na tecnologia de voo, no design do ‘vertiporto’ e nos regulamentos necessários para permitir que os primeiros serviços AAM, entre o Aeroporto de Fiumicino e a cidade de Roma, tenham início em 2024, conforme o planeado.
O piloto de testes, a bordo do Volocopter 2X elétrico, voou a cerca de 40 km/h, durante 5 minutos, a 40 metros de altura, descrevendo uma trajetória de voo em forma de ‘8’, depois de obter as autorizações necessárias por parte das autoridades italianas, da autoridade da aviação civil (Ente Nazionale per l’Aviazione Civile – ENAC) e dos serviços de controlo de tráfego aéreo (Ente Nazionale per l’Assistenza al Volo – ENAV), cujo papel permanece central na formação do futuro ecossistema de AAM.
A Volocopter esclarece que o novo vertiporto do Aeroporto de Fiumicino foi desenvolvido em conformidade com especificações técnicas (Prototype Technical Specifications for the Design of VFR Vertiports for Operation with Manned VTOL-Capable Aircraft Certified in the Enhanced Category) da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e está localizado dentro do espaço de testes regulatório aprovado pela ENAC.
O vertiporto está projetado para hospedar vários tipos de testes – quer de operações de voo como operações terrestres (turnaround, carregamento de baterias, etc.) – o seu sistema elétrico permite o teste de várias tecnologias de carregamento eVTOL (trocas de bateria, carregamento rápido, etc.). A infraestrutura, ocupando uma área de cerca de 5.500 metros quadrados, foi dimensionada para garantir a compatibilidade com os principais eVTOLs que deverão ser certificados nos próximos anos e é composta por uma área final de aproximação e decolagem (FATO) para operações de descolagem e aterragem, uma área de estacionamento, um hangar coberto 400 m2 e outras infraestruturas de apoio, incluindo um escritório, um armazém e uma área para carregamento de baterias.
Ao voo desta manhã seguiu-se uma demonstração do vertiporto, organizada pela UrbanV, empresa criada pelo Aeroporto di Roma, juntamente com os Aéroports de la Côte d’Azur, Aeroporto de Veneza (SAVE) e o Aeroporto Guglielmo Marconi, em Bolonha, com o objetivo de projetar e construir vertiportos em diferentes países. Neste contexto, foi explorada uma outra dimensão dos futuros serviços de AAM, o VoloIQ, uma plataforma digital que será a base do ecossistema de mobilidade aérea urbana, suportando o acesso a todos os processos de trabalho nesta área, desde as operações de voo até às reservas.