A Citroën tem vindo a posicionar-se como uma das marcas mais ativas no domínico da economia circular e consumo responsável.
Além da recente apresentação Citroën oli, um concept car desenvolvido em torno da utilização de materiais leves e reciclados, processos de produção sustentáveis, e reciclabilidade em final de vida, a marca francesa lançou a iniciativa Citroën B Parts, com o objetivo de facilitar o acesso a peças sobressalentes de origem, provenientes de veículos em fim de vida (VFV), e a preços competitivos, garantidas pelo fabricante e que podem ser montadas pelo cliente ou pela rede Citroën.
“Situação extensível a toda a Europa, o parque automóvel está a envelhecer e precisa de ser mantido para poder durar. As peças usadas são essenciais, nomeadamente quando as mesmas deixam de ser fabricadas dez anos após o final da produção de um veículo ou quando os preços e os prazos de entrega das peças novas dificultam as expectativas dos automobilistas”, explicou Laurent Barria, Diretor de Marketing e Comunicação da Citroën.
A oferta de peças usadas Citroën inclui mais de 200.000 referências em stock, divididas por sete famílias de produtos: carroçaria, iluminação, peças elétricas e eletrónicas, interiores, motor, transmissão e suspensão. A oferta consta do catálogo da B-Parts, empresa de origem portuguesa que é líder europeia na distribuição online de peças de substituição para automóveis, na qual o grupo Stellantis investiu em 2020. Todas as peças do catálogo são originais e provêm de VFV, desmantelados por uma rede europeia de parceiros certificados, sendo comercializadas em mais de 155 países.
Acessíveis online desde o início de setembro em vários países europeus, incluindo Portugal, a oferta de peças originais sobresselentes da marca provenientes da economia circular têm garantia de 12 meses.
A procura das peças faz-se através da indicação da matrícula do veículo ou da referência da peça de origem. É também possível fazer uma seleção por modelo de veículo, permitindo mostrar todas as peças de substituição disponíveis em todas as famílias de produtos do catálogo, com prazos de entrega entre um e quatro dias.
As peças reutilizáveis também podem ser encomendadas pela rede de reparadores da Citroën – através de um acesso dedicado Service Box –, que poderão realizar os serviços de montagem associados ao pedido do cliente.