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BMW garante fornecimento de aço com emissões de CO2 reduzidas

O BMW Group anunciou que estabeleceu novos acordos para o fornecimento de aço produzido com emissões de CO2 reduzidas, para as suas unidades de produção na China e na América do Norte. Estes acordos surgem após acordos semelhantes com fornecedores europeus.

“O aço é uma das principais fontes de emissões de CO2 na nossa cadeia de fornecimento. É por isso que estamos a reorganizar, de forma abrangente, o nosso portefólio de aço – para que possamos fornecer à nossa rede de produção global mais de um terço do aço com redução de CO2 a partir de 2026. Isto reduzirá a pegada de carbono da nossa cadeia de fornecimento em 900.000 toneladas por ano, impulsionando ao mesmo tempo a transformação da indústria do aço”, disse Joachim Post, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável pela Rede de Compras e Fornecedores.

Em comunicado, o BMW Group afirmou que, a médio prazo, aumentará a economia de CO2 por meio de acordos adicionais com fornecedores de aço e impulsionará assim, de forma consistente, a descarbonização da sua rede de fornecedores. Cerca de 20% das emissões de CO2 da cadeia de fornecimento para um veículo totalmente elétrico de tamanho médio estão relacionadas com o aço – surge em terceiro lugar, depois das células de bateria e do alumínio. A BMW explica que, no entanto, a versatilidade do aço torna-o num dos principais materiais na produção de automóveis e, por esta razão, continuará a ser um elemento central em futuros conceitos e gerações de veículos.

Na região das Américas, o BMW Group firmou acordos com as siderúrgicas Steel Dynamics (SDI) e a Big River Steel, uma unidade siderúrgica dos EUA que utiliza fontes de energia renováveis ​​nas produção local de aço.

Nos EUA e no México, cerca de metade das necessidades de aço do grupo são supridas pelo processo de fabricação de aço em forno elétrico a arco (FEA), que depende de energia elétrica para derreter ferro e sucata de aço. Este processo de fabricação tem um potencial significativo de economia de CO2, em comparação com a produção de aço à base de carvão em altos-fornos. O aço com emissões reduzidas de CO2 é então utilizado nas fábricas do BMW Group em Spartanburg (EUA) e San Luis Potosí (México) para criar as carroçarias para veículos BMW. Devido às suas propriedades, o aço proveniente de fornos elétricos a arco é particularmente adequado para componentes estruturais, como a parte inferior da carroçaria.

Na China, o BMW Group assinou um acordo com o fabricante de aço HBIS Group, em agosto último, que fornecerá aço com emissões reduzidas de CO2 às fábricas do BMW Group em Shenyang a partir de 2023. O Grupo HBIS está a realizar a transição gradual para um método baseado em hidrogénio, em combinação com produção de aço em forno elétrico a arco, para permitir maiores economias de CO2 a partir de 2026. O BMW Group será o primeiro fabricante automóvel na China a usar aço com emissões de CO2 reduzidas do Grupo HBIS na produção em série.

Na Europa, o BMW Group havia assinado um acordo com a Salzgitter AG para a entrega de aço com baixo teor de CO2. O plano é usar o aço na produção em série de carros nas fábricas europeias do BMW Group a partir de 2026. O BMW Group estabeleceu ainda um acordo com a startup sueca H2 Green Steel em outubro de 2021, que prevê que esta forneça aço produzido exclusivamente com hidrogénio e eletricidade renovável às fábricas europeias do BMW Group, ​​a partir de 2025.

A BMW pretende que o aço com emissões reduzidas de CO2 represente 40% da procura das suas fábricas europeias até 2030, reduzindo assim as emissões de CO2 em cerca de 400.000 toneladas por ano.

O BMW Group também estabeleceu circuitos fechados para resíduos de chapas de aço com vários fornecedores. Quando entregam bobinas de aço às fábricas da BMW, os fabricantes levam consigo os restos de aço – por exemplo, aquele que resulta da perforação das portas, nas prensas – e utilizam esse material para produzir aço novo. Este é então enviado de volta para as fábricas do BMW Group, com as matérias-primas a serem potencialmente usadas várias vezes, em regime de economia circular.

Além de adquirir aço obtido com emissões reduzidas de CO2, o BMW Group também investiu – através do seu fundo de capital de risco, BMW i Venturesnum – num novo método para produção de aço sem CO2, desenvolvido pela startup americana Boston Metal. A empresa utiliza eletricidade e, por meio de uma célula de eletrólise, produz ferro fundido que posteriormente é transformado em aço. Se a eletricidade de energias renováveis ​​for usada para este processo, a produção de aço é praticamente isenta de CO2. Nos próximos anos, a Boston Metal planeia expandir o novo método de produção de aço numa escala industrial.

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