No Salão Automóvel de Los Angeles, Olivier François, CEO da Fiat e CMO Global da Stellantis, anunciou oficialmente os planos para lançar o novo Novo Fiat 500 na América do Norte. O pequeno citadino deverá reaparecer no mercado norte-americano no início de 2024, agora apenas em versão 100% elétrica.
O Fiat 500 fez a sua estreia no mercado norte-americano – conhecido pela sua especial apetência por veículos de grandes dimensões – em 2011, quando o CEO da Fiat à data, o malogrado Sergio Marchionne, se comprometeu com a Administração Obama a salvar a Chrysler da bancarrota, no seguimento da crise financeira de 2008, fornecendo à marca norte-americana o acesso às plataformas da Fiat para veículos pequenos em troca de uma participação de 20% na estrutura acionista.
O Fiat 500e, elétrico a bateria, apareceu alguns anos mais tarde, vendido em alguns estados americanos com restrições ambientais mais robustas – Fiat Chrysler procurava uma forma de de ganhar créditos de energias limpas, para poder continuar a vender veículos de grandes dimensões, equipados com motores de combustão interna, nestes mercados.
De acordo com o comunicado, a indústria automóvel está a enfrentar uma grande mudança, passando para uma mobilidade mais sustentável, e a Fiat apresenta-se como a “marca perfeita” para desempenhar um papel nesta revolução, nos EUA, utilizando o Novo 500 para introduzir os veículos elétricos aos consumidores americanos.
“Desde 1899, a FIAT tem desempenhado um papel no desenvolvimento da mobilidade, não só disponibilizando veículos às massas, mas também cumprindo uma missão social e liderando a tendência de tudo o que está para vir. Hoje, mais do que nunca, estamos perante uma revolução global, o que significa que os clientes estão à procura de mais do que apenas um automóvel e pretendemos abraçar as suas necessidades em mudança. O Novo 500e é mais do que um automóvel, é um projeto social para alimentar o apetite da América pela mudança no sentido de uma mobilidade sustentável. Queremos apresentar a América aos EV com o nosso ícone, o Novo 500, porque esta é a coisa certa a fazer. Do lado empresarial, precisamos de percorrer novos caminhos e será um privilégio para o nosso Novo 500e ajudar a liderar essa mudança. A nível humano: é um compromisso de levar os clientes para o futuro da mobilidade… outra vez”, explicou Olivier François.
Durante a conferência de imprensa, o CEO da Fiat delineou os planos da marca italiana na América do Norte e anunciou que a revelação oficial do 500e norte-americano terá lugar no próximo ano no Salão Automóvel de Los Angeles de 2023.
No palco, durante a conferência de imprensa, estiveram três 500e com designs únicos assinados pela Armani, Kartell e Bvlgari, uma forma de refletir o trabalho artesanal italiano e a reputação de criatividade e sofisticação “Made in Italy”. Segundo a marca, os três concepts inéditos incorporam as três almas do Novo 500e da Fiat: design, moda e luxo sustentáveis, em linha com a sua visão de sustentabilidade.